Esta pesquisa se insere no campo da História da Educação e tem como tema a constituição do pedagogo homem, possuindo como objetivo analisar historicamente os modos de constituição desse profissional mediante uma revisão bibliográfica. Os estudos relacionados ao homem enquanto sujeito do gênero masculino na Pedagogia são recentes e se caracterizam por serem em sua grande maioria, trabalhos desenvolvidos por esses próprios sujeitos, em busca de compreender a relação entre formação, papéis sociais e mercado de trabalho. A pesquisa se caracteriza como de revisão de literatura, partindo da análise de estudos anteriormente produzidos na área de história da educação acerca do homem pedagogo e do gênero masculino na docência e no curso de Pedagogia ao longo dos tempos. Caracterizada como uma investigação qualitativa de cunho bibliográfico, a partir de obras que podem ser localizadas nas bibliotecas setoriais das universidades, repositórios de universidades, google acadêmico, em plataformas digitais e físicas. No primeiro momento se realizou um levantamento para localizar as produções condizentes com a temática, o segundo foi realizar a leitura panorâmica dos trabalhos localizados, e definir o quantitativo final de trabalhos que constituiriam a base empírica desta produção. O terceiro momento, foi refletir acerca dos discursos contidos nos trabalhos e construir uma reflexão histórico-teórica sobre os mesmos. Em virtude da conexão entre a temática em estudo, com a História da Educação, a análise de estudos empreendidos anteriormente, a necessidade de compreender os processos de constituição e desenvolvimento histórico, social e profissional do curso de Pedagogia e do profissional pedagogo, decidiu-se empreender esta investigação com o intuito de produzir um entendimento acerca dos papéis desempenhados pelo homem pedagogo ao longo da história. Como aportes teóricos pauta-se em autores como Manacorda (1992), Brzezinski (2002), Saviani (2008), Silva (2020), Severo (2021).