Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CASA DA CIÊNCIA UFPB: CONECTANDO SABERES DE CIÊNCIAS A PARTIR DE METODOLOGIAS ATIVAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95907
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1650
    "inscrito_id" => 12601
    "titulo" => "CASA DA CIÊNCIA UFPB: CONECTANDO SABERES DE CIÊNCIAS A PARTIR DE METODOLOGIAS ATIVAS"
    "resumo" => "A sociedade vem enfrentando desafios e transformações nos diversos espaços educacionais, a partir dos quais emerge a necessidade de reformulação na postura docente e nas práticas pedagógicas, especialmente no campo das ciências biológicas. A Casa da Ciência UFPB se apresenta como um espaço pedagógico de formação, propiciando a alfabetização científica e intervenções educativas em ciências e biologia para a Universidade e sociedade, possibilitando o diálogo entre a academia, a população e a escola. As atividades são realizadas por agendamento, por meio de visitas orientadas. O espaço conta com exposição de exemplares biológicos, realizações de palestras, elaboração de materiais didático-pedagógicos, e ações com colaboradores externos. Esse trabalho teve como objetivo analisar o papel das metodologias ativas no desenvolvimento da aprendizagem significativa dos conteúdos de ciências para alunos da escola básica que visitam a Casa da Ciência UFPB. As estratégias metodológicas analisadas neste estudo foram: a gamificação, representada pela aplicação de jogos envolvendo os conteúdos de ciências, promovendo o protagonismo dos estudantes da educação básica, durante as visitações. Também foram alvo da análise as estações de aprendizagens, metodologias aplicadas em formato de circuitos com apresentações foto-visuais guiadas por exemplares biológicos, favorecendo a aprendizagem contextualizada e significativa. Percebeu-se que tais metodologias promovem motivação e facilitam a assimilação de conteúdos, potencializam o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias à formação integral do indivíduo. Conclui-se, ainda, que as metodologias ativas são de extrema relevância no processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista que a sua implementação rompe com os paradigmas tradicionais de ensino, levando os sujeitos ao encontro dos quatro pilares educacionais do século XXI, aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser, aprender a conviver, e dessa forma, saindo de uma orientação instrumental para uma racionalidade crítica e reflexiva do processo educacional contemporâneo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12601_TB1650_10122023123443.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA LIVIANA GONÇALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA LIVIANA"
    "autor_email" => "marialiviane17@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95907
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1650
    "inscrito_id" => 12601
    "titulo" => "CASA DA CIÊNCIA UFPB: CONECTANDO SABERES DE CIÊNCIAS A PARTIR DE METODOLOGIAS ATIVAS"
    "resumo" => "A sociedade vem enfrentando desafios e transformações nos diversos espaços educacionais, a partir dos quais emerge a necessidade de reformulação na postura docente e nas práticas pedagógicas, especialmente no campo das ciências biológicas. A Casa da Ciência UFPB se apresenta como um espaço pedagógico de formação, propiciando a alfabetização científica e intervenções educativas em ciências e biologia para a Universidade e sociedade, possibilitando o diálogo entre a academia, a população e a escola. As atividades são realizadas por agendamento, por meio de visitas orientadas. O espaço conta com exposição de exemplares biológicos, realizações de palestras, elaboração de materiais didático-pedagógicos, e ações com colaboradores externos. Esse trabalho teve como objetivo analisar o papel das metodologias ativas no desenvolvimento da aprendizagem significativa dos conteúdos de ciências para alunos da escola básica que visitam a Casa da Ciência UFPB. As estratégias metodológicas analisadas neste estudo foram: a gamificação, representada pela aplicação de jogos envolvendo os conteúdos de ciências, promovendo o protagonismo dos estudantes da educação básica, durante as visitações. Também foram alvo da análise as estações de aprendizagens, metodologias aplicadas em formato de circuitos com apresentações foto-visuais guiadas por exemplares biológicos, favorecendo a aprendizagem contextualizada e significativa. Percebeu-se que tais metodologias promovem motivação e facilitam a assimilação de conteúdos, potencializam o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias à formação integral do indivíduo. Conclui-se, ainda, que as metodologias ativas são de extrema relevância no processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista que a sua implementação rompe com os paradigmas tradicionais de ensino, levando os sujeitos ao encontro dos quatro pilares educacionais do século XXI, aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser, aprender a conviver, e dessa forma, saindo de uma orientação instrumental para uma racionalidade crítica e reflexiva do processo educacional contemporâneo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12601_TB1650_10122023123443.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA LIVIANA GONÇALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA LIVIANA"
    "autor_email" => "marialiviane17@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A sociedade vem enfrentando desafios e transformações nos diversos espaços educacionais, a partir dos quais emerge a necessidade de reformulação na postura docente e nas práticas pedagógicas, especialmente no campo das ciências biológicas. A Casa da Ciência UFPB se apresenta como um espaço pedagógico de formação, propiciando a alfabetização científica e intervenções educativas em ciências e biologia para a Universidade e sociedade, possibilitando o diálogo entre a academia, a população e a escola. As atividades são realizadas por agendamento, por meio de visitas orientadas. O espaço conta com exposição de exemplares biológicos, realizações de palestras, elaboração de materiais didático-pedagógicos, e ações com colaboradores externos. Esse trabalho teve como objetivo analisar o papel das metodologias ativas no desenvolvimento da aprendizagem significativa dos conteúdos de ciências para alunos da escola básica que visitam a Casa da Ciência UFPB. As estratégias metodológicas analisadas neste estudo foram: a gamificação, representada pela aplicação de jogos envolvendo os conteúdos de ciências, promovendo o protagonismo dos estudantes da educação básica, durante as visitações. Também foram alvo da análise as estações de aprendizagens, metodologias aplicadas em formato de circuitos com apresentações foto-visuais guiadas por exemplares biológicos, favorecendo a aprendizagem contextualizada e significativa. Percebeu-se que tais metodologias promovem motivação e facilitam a assimilação de conteúdos, potencializam o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias à formação integral do indivíduo. Conclui-se, ainda, que as metodologias ativas são de extrema relevância no processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista que a sua implementação rompe com os paradigmas tradicionais de ensino, levando os sujeitos ao encontro dos quatro pilares educacionais do século XXI, aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser, aprender a conviver, e dessa forma, saindo de uma orientação instrumental para uma racionalidade crítica e reflexiva do processo educacional contemporâneo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.