CASA DA CIÊNCIA UFPB: CONECTANDO SABERES DE CIÊNCIAS A PARTIR DE METODOLOGIAS ATIVAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95907 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1650 "inscrito_id" => 12601 "titulo" => "CASA DA CIÊNCIA UFPB: CONECTANDO SABERES DE CIÊNCIAS A PARTIR DE METODOLOGIAS ATIVAS" "resumo" => "A sociedade vem enfrentando desafios e transformações nos diversos espaços educacionais, a partir dos quais emerge a necessidade de reformulação na postura docente e nas práticas pedagógicas, especialmente no campo das ciências biológicas. A Casa da Ciência UFPB se apresenta como um espaço pedagógico de formação, propiciando a alfabetização científica e intervenções educativas em ciências e biologia para a Universidade e sociedade, possibilitando o diálogo entre a academia, a população e a escola. As atividades são realizadas por agendamento, por meio de visitas orientadas. O espaço conta com exposição de exemplares biológicos, realizações de palestras, elaboração de materiais didático-pedagógicos, e ações com colaboradores externos. Esse trabalho teve como objetivo analisar o papel das metodologias ativas no desenvolvimento da aprendizagem significativa dos conteúdos de ciências para alunos da escola básica que visitam a Casa da Ciência UFPB. As estratégias metodológicas analisadas neste estudo foram: a gamificação, representada pela aplicação de jogos envolvendo os conteúdos de ciências, promovendo o protagonismo dos estudantes da educação básica, durante as visitações. Também foram alvo da análise as estações de aprendizagens, metodologias aplicadas em formato de circuitos com apresentações foto-visuais guiadas por exemplares biológicos, favorecendo a aprendizagem contextualizada e significativa. Percebeu-se que tais metodologias promovem motivação e facilitam a assimilação de conteúdos, potencializam o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias à formação integral do indivíduo. Conclui-se, ainda, que as metodologias ativas são de extrema relevância no processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista que a sua implementação rompe com os paradigmas tradicionais de ensino, levando os sujeitos ao encontro dos quatro pilares educacionais do século XXI, aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser, aprender a conviver, e dessa forma, saindo de uma orientação instrumental para uma racionalidade crítica e reflexiva do processo educacional contemporâneo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12601_TB1650_10122023123443.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LIVIANA GONÇALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA LIVIANA" "autor_email" => "marialiviane17@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95907 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1650 "inscrito_id" => 12601 "titulo" => "CASA DA CIÊNCIA UFPB: CONECTANDO SABERES DE CIÊNCIAS A PARTIR DE METODOLOGIAS ATIVAS" "resumo" => "A sociedade vem enfrentando desafios e transformações nos diversos espaços educacionais, a partir dos quais emerge a necessidade de reformulação na postura docente e nas práticas pedagógicas, especialmente no campo das ciências biológicas. A Casa da Ciência UFPB se apresenta como um espaço pedagógico de formação, propiciando a alfabetização científica e intervenções educativas em ciências e biologia para a Universidade e sociedade, possibilitando o diálogo entre a academia, a população e a escola. As atividades são realizadas por agendamento, por meio de visitas orientadas. O espaço conta com exposição de exemplares biológicos, realizações de palestras, elaboração de materiais didático-pedagógicos, e ações com colaboradores externos. Esse trabalho teve como objetivo analisar o papel das metodologias ativas no desenvolvimento da aprendizagem significativa dos conteúdos de ciências para alunos da escola básica que visitam a Casa da Ciência UFPB. As estratégias metodológicas analisadas neste estudo foram: a gamificação, representada pela aplicação de jogos envolvendo os conteúdos de ciências, promovendo o protagonismo dos estudantes da educação básica, durante as visitações. Também foram alvo da análise as estações de aprendizagens, metodologias aplicadas em formato de circuitos com apresentações foto-visuais guiadas por exemplares biológicos, favorecendo a aprendizagem contextualizada e significativa. Percebeu-se que tais metodologias promovem motivação e facilitam a assimilação de conteúdos, potencializam o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias à formação integral do indivíduo. Conclui-se, ainda, que as metodologias ativas são de extrema relevância no processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista que a sua implementação rompe com os paradigmas tradicionais de ensino, levando os sujeitos ao encontro dos quatro pilares educacionais do século XXI, aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser, aprender a conviver, e dessa forma, saindo de uma orientação instrumental para uma racionalidade crítica e reflexiva do processo educacional contemporâneo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12601_TB1650_10122023123443.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LIVIANA GONÇALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA LIVIANA" "autor_email" => "marialiviane17@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }