A sociedade vem enfrentando desafios e transformações nos diversos espaços educacionais, a partir dos quais emerge a necessidade de reformulação na postura docente e nas práticas pedagógicas, especialmente no campo das ciências biológicas. A Casa da Ciência UFPB se apresenta como um espaço pedagógico de formação, propiciando a alfabetização científica e intervenções educativas em ciências e biologia para a Universidade e sociedade, possibilitando o diálogo entre a academia, a população e a escola. As atividades são realizadas por agendamento, por meio de visitas orientadas. O espaço conta com exposição de exemplares biológicos, realizações de palestras, elaboração de materiais didático-pedagógicos, e ações com colaboradores externos. Esse trabalho teve como objetivo analisar o papel das metodologias ativas no desenvolvimento da aprendizagem significativa dos conteúdos de ciências para alunos da escola básica que visitam a Casa da Ciência UFPB. As estratégias metodológicas analisadas neste estudo foram: a gamificação, representada pela aplicação de jogos envolvendo os conteúdos de ciências, promovendo o protagonismo dos estudantes da educação básica, durante as visitações. Também foram alvo da análise as estações de aprendizagens, metodologias aplicadas em formato de circuitos com apresentações foto-visuais guiadas por exemplares biológicos, favorecendo a aprendizagem contextualizada e significativa. Percebeu-se que tais metodologias promovem motivação e facilitam a assimilação de conteúdos, potencializam o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias à formação integral do indivíduo. Conclui-se, ainda, que as metodologias ativas são de extrema relevância no processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista que a sua implementação rompe com os paradigmas tradicionais de ensino, levando os sujeitos ao encontro dos quatro pilares educacionais do século XXI, aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser, aprender a conviver, e dessa forma, saindo de uma orientação instrumental para uma racionalidade crítica e reflexiva do processo educacional contemporâneo.