O presente artigo engendra-se das indagações vivenciadas durante o curso de Licenciatura Plena em Pedagogia na Universidade Federal do Pará, que no possibilitou enriquecer a perspectiva sobre a educação infantil, principalmente durante o percurso na disciplina de Abordagens Teórico-Metodológicas do Ensino de Ciências disciplinas parcialmente importantes para a formação de professores, ministrada pela Professora Doutora Sônia Maia, baseada nos artigos sobre o ciência empírica, nas teorias de Comenius, Freire, e de autores que defendem a ciência empírica como KAYAPÓ entre outros, realizamos a busca por documentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB e Base Nacional Comum Curricular - BNCC, que salientam na reflexão sobre o ensino de ciências. Devido às leituras, questões norteadoras para esta pesquisa se formaram, o que se tornou o alicerce para a pesquisa, tendo como questão norteadora a seguinte pergunta: “Como os docentes podem trazer a foco os saberes populares na área da educação científica?" Portanto, com intuito de responder a tal pergunta o artigo tem como objetivo, ressaltar que a educação infantil pode utilizar da ciência empírica como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, o que pode levar a entender as diversas infancias brasileiras e como a leitura de mundo pode influenciar ao currículo, já que o currículo não é estático como se percebe na BNCC. Desse modo, trazendo a foco como a ciência empírica é tratada pela pesquisa e em Ciências.