Na época atual, os métodos tradicionais de ensino empregados anteriormente nas escolas não surtem mais o mesmo efeito, prova disso são inúmeros alunos desinteressados, baixo rendimento escolar, alto índice de evasão escolar, dentre outros indicadores. A sociedade encontra-se em um cenário tecnológico que tem causado profundas mudanças na rotina das pessoas afetando a maneira como elas aprendem. É nesse contexto tecnológico que surgem as metodologias ativas de aprendizagem, as quais tratam-se de processos em que o aluno como protagonista de seu aprendizado. Pretendendo favorecer o processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Química, este estudo contou com a participação dos alunos de 2° do Curso Técnico em Química, do Instituto Federal Amapá – IFAP, campus Macapá – AP. O professor precisa de um planejamento eficiente que chame a atenção dos educandos e estimule a aprendizagem, sob esta perspectiva propôs-se a utilização do Kahoot através dos smartphones, pois os estudantes possuem habilidades para manuseá-lo, logo, poderia ser utilizado como ferramenta educacional pedagógica. Os objetivos propostos foram: propor o uso do Kahoot como uma ferramenta de aprendizagem ativa em Química, observar a participação dos alunos quanto a utilização do Kahoot durante a dinâmica da aulas e avaliar de qual maneira o Padlet estimulou o protagonismo do educando. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa classifica-se como básica do tipo descritiva, com abordagem quali-quantitativa. Na plataforma Kahoot é possível fazer configurações específicas para a construção do quiz, dentre elas dar feedbacks nas respostas com vídeos, o que contribui melhorando o grau de fixação do conteúdo. Igualmente, a plataforma gera relatórios de erros e acertos, possibilitando ao professor analisar individualmente cada aluno. Deste modo, foi possível identificar os pontos fracos e fortes do aprendizado e direcionar melhor o ensino proporcionado ganhos substanciais, na aprendizagem, afetividade, participação, engajamento, autoavaliação, raciocínio lógico.