Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIAS ATIVAS: PROTAGONISMO ATRAVÉS DO KAHOOT

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101090
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8773
    "inscrito_id" => 25396
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS: PROTAGONISMO ATRAVÉS DO KAHOOT"
    "resumo" => "Na época atual, os métodos tradicionais de ensino empregados anteriormente nas escolas não surtem mais o mesmo efeito, prova disso são inúmeros alunos desinteressados, baixo rendimento escolar, alto índice de evasão escolar, dentre outros indicadores. A sociedade encontra-se em um cenário tecnológico que tem causado profundas mudanças na rotina das pessoas afetando a maneira como elas aprendem. É nesse contexto tecnológico que surgem as metodologias ativas de aprendizagem, as quais tratam-se de processos em que o aluno como protagonista de seu aprendizado. Pretendendo favorecer o processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Química, este estudo contou com a participação dos alunos de 2° do Curso Técnico em Química, do Instituto Federal Amapá – IFAP, campus Macapá – AP. O professor precisa de um planejamento eficiente que chame a atenção dos educandos e estimule a aprendizagem, sob esta perspectiva propôs-se a utilização do Kahoot através dos smartphones, pois os estudantes possuem habilidades para manuseá-lo, logo, poderia ser utilizado como ferramenta educacional pedagógica. Os objetivos propostos foram: propor o uso do Kahoot como uma ferramenta de aprendizagem ativa em Química, observar a participação dos alunos quanto a utilização do Kahoot durante a dinâmica da aulas e avaliar de qual maneira o Padlet estimulou o protagonismo do educando. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa classifica-se como básica do tipo descritiva, com abordagem quali-quantitativa. Na plataforma Kahoot é possível fazer configurações específicas para a construção do quiz, dentre elas dar feedbacks nas respostas com vídeos, o que contribui melhorando o grau de fixação do conteúdo. Igualmente, a plataforma gera relatórios de erros e acertos, possibilitando ao professor analisar individualmente cada aluno. Deste modo, foi possível identificar os pontos fracos e fortes do aprendizado e direcionar melhor o ensino proporcionado ganhos substanciais, na aprendizagem, afetividade, participação, engajamento, autoavaliação, raciocínio lógico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25396_TB8773_20112023165322.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LILIAM SHEILA ALVES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LILIAM"
    "autor_email" => "alvessheila2809@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ (IFAP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101090
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8773
    "inscrito_id" => 25396
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS: PROTAGONISMO ATRAVÉS DO KAHOOT"
    "resumo" => "Na época atual, os métodos tradicionais de ensino empregados anteriormente nas escolas não surtem mais o mesmo efeito, prova disso são inúmeros alunos desinteressados, baixo rendimento escolar, alto índice de evasão escolar, dentre outros indicadores. A sociedade encontra-se em um cenário tecnológico que tem causado profundas mudanças na rotina das pessoas afetando a maneira como elas aprendem. É nesse contexto tecnológico que surgem as metodologias ativas de aprendizagem, as quais tratam-se de processos em que o aluno como protagonista de seu aprendizado. Pretendendo favorecer o processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Química, este estudo contou com a participação dos alunos de 2° do Curso Técnico em Química, do Instituto Federal Amapá – IFAP, campus Macapá – AP. O professor precisa de um planejamento eficiente que chame a atenção dos educandos e estimule a aprendizagem, sob esta perspectiva propôs-se a utilização do Kahoot através dos smartphones, pois os estudantes possuem habilidades para manuseá-lo, logo, poderia ser utilizado como ferramenta educacional pedagógica. Os objetivos propostos foram: propor o uso do Kahoot como uma ferramenta de aprendizagem ativa em Química, observar a participação dos alunos quanto a utilização do Kahoot durante a dinâmica da aulas e avaliar de qual maneira o Padlet estimulou o protagonismo do educando. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa classifica-se como básica do tipo descritiva, com abordagem quali-quantitativa. Na plataforma Kahoot é possível fazer configurações específicas para a construção do quiz, dentre elas dar feedbacks nas respostas com vídeos, o que contribui melhorando o grau de fixação do conteúdo. Igualmente, a plataforma gera relatórios de erros e acertos, possibilitando ao professor analisar individualmente cada aluno. Deste modo, foi possível identificar os pontos fracos e fortes do aprendizado e direcionar melhor o ensino proporcionado ganhos substanciais, na aprendizagem, afetividade, participação, engajamento, autoavaliação, raciocínio lógico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25396_TB8773_20112023165322.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LILIAM SHEILA ALVES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LILIAM"
    "autor_email" => "alvessheila2809@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ (IFAP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Na época atual, os métodos tradicionais de ensino empregados anteriormente nas escolas não surtem mais o mesmo efeito, prova disso são inúmeros alunos desinteressados, baixo rendimento escolar, alto índice de evasão escolar, dentre outros indicadores. A sociedade encontra-se em um cenário tecnológico que tem causado profundas mudanças na rotina das pessoas afetando a maneira como elas aprendem. É nesse contexto tecnológico que surgem as metodologias ativas de aprendizagem, as quais tratam-se de processos em que o aluno como protagonista de seu aprendizado. Pretendendo favorecer o processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Química, este estudo contou com a participação dos alunos de 2° do Curso Técnico em Química, do Instituto Federal Amapá – IFAP, campus Macapá – AP. O professor precisa de um planejamento eficiente que chame a atenção dos educandos e estimule a aprendizagem, sob esta perspectiva propôs-se a utilização do Kahoot através dos smartphones, pois os estudantes possuem habilidades para manuseá-lo, logo, poderia ser utilizado como ferramenta educacional pedagógica. Os objetivos propostos foram: propor o uso do Kahoot como uma ferramenta de aprendizagem ativa em Química, observar a participação dos alunos quanto a utilização do Kahoot durante a dinâmica da aulas e avaliar de qual maneira o Padlet estimulou o protagonismo do educando. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa classifica-se como básica do tipo descritiva, com abordagem quali-quantitativa. Na plataforma Kahoot é possível fazer configurações específicas para a construção do quiz, dentre elas dar feedbacks nas respostas com vídeos, o que contribui melhorando o grau de fixação do conteúdo. Igualmente, a plataforma gera relatórios de erros e acertos, possibilitando ao professor analisar individualmente cada aluno. Deste modo, foi possível identificar os pontos fracos e fortes do aprendizado e direcionar melhor o ensino proporcionado ganhos substanciais, na aprendizagem, afetividade, participação, engajamento, autoavaliação, raciocínio lógico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.