Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LITERATURA DA EDUCAÇÃO BÁSICA – CRENÇAS E PRÁTICAS DO PROFESSOR FORMADOR

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LITERATURA DA EDUCAÇÃO BÁSICA – CRENÇAS E PRÁTICAS DO PROFESSOR FORMADOR Giovanna dos Santos Brito Graduanda de Letras-Português licenciatura – UFPE Bolsista de Iniciação Científica da FACEPE giovanna.santosbrito@ufpe.br Lívia Suassuna Docente da UFPE – orientadora livia.suassuna@ufpe.br Este trabalho é parte da pesquisa maior, intitulada A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LITERATURA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, que teve como objetivo geral investigar como se dá a formação do professor de literatura da educação básica no curso de licenciatura em Letras-Português da UFPE. O interesse temático resultou de uma pesquisa anterior, empreendida no período 2020-2021, acerca do estágio supervisionado e desenvolvimento do planejamento do ensino na formação docente. Respondendo a uma das perguntas da entrevista semiestruturada aplicada (Você considera que aprendeu a planejar o ensino de língua portuguesa e literatura?), a maioria dos sujeitos entrevistados, - recém-egressos do curso -, se revelaram aptos a planejar aulas de língua, mas não de literatura eficazmente, sobretudo no caso do ensino médio, onde apresenta-se como disciplina curricular. Acreditamos que essa problemática dos sujeitos da pesquisa anterior não é puramente individual ou local; compõe um fenômeno macro, e remonta à própria história dos cursos de Letras Brasileiros. Daí originou-se a pesquisa atual, do tipo qualitativa e interpretativa, mediante a qual investigaremos como ocorre a formação do licenciando na área da literatura. Esta dividiu-se em dois subprojetos; no primeiro, analisamos o projeto pedagógico-curricular (PPC) do curso, no segundo, entrevistamos docentes ministrantes dessas disciplinas. Este trabalho, então, refere-se ao primeiro subprojeto, no qual realizamos uma análise documental dos programas e ementas, baseando-nos na tripla perspectiva de trato com a literatura proposta por Aragão (2006): como objeto de estudo, como recurso para o ensino e como formadora de leitores. Os resultados confirmam a ausência de articulação entre o conteúdo presente nos programas das disciplinas e o ensino de literatura na educação básica, indicando a instituição universitária (re)pensar fundamentos, práticas e estratégias formativas direcionando-se a uma maior qualidade da formação de seus licenciandos. Palavras-chave: Formação de professores. Licenciatura em Letras. Literatura. Professor de literatura.

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