Os espaços educacionais ainda não oferecem amplamente os recursos didáticos necessários para uma educação inclusiva, que garanta a autonomia e aprendizagem dos estudantes com necessidades específicas. No IFRN campus Pau dos Ferros, alunos com deficiência visual são maioria dentre PcDs que frequentam a instituição. Assim, proporcionar acesso ao conhecimento adquirido essencialmente através da visão, como o conceito de cores na física, é imprescindível. O desenvolvimento de tecnologias assistivas que promovam o acesso à informação e ao conhecimento científico mostra-se relevante na tarefa de tornar o ensino de física inclusivo. Nesse contexto, pretende-se investigar o processo de aprendizagem de estudantes com deficiência visual e produzir uma maquete multissensorial interativa, que ofereça recursos para uma melhor compreensão do conteúdo de óptica, utilizando relações de sinestesia. Para isto, a pesquisa propõe uma integração da maquete com a placa eletrônica Arduino e seus sensores de cor, temperatura, som e vibração, além da utilização de etiquetas em braile para identificação de informações relevantes na construção do protótipo. Espera-se que a maquete seja validada por pessoas com deficiência visual e que possa ser replicada, também, em outros contextos educacionais, seja para a realidade de pessoas com deficiências distintas ou para outras disciplinas. Por fim, o produto educacional visa contribuir para a criação de recursos didáticos acessíveis, além de facilitar a inclusão de pessoas com deficiência visual no ensino de física experimental, fomentar discussões sobre a importância da tecnologia assistiva e a conscientização sobre a importância da acessibilidade e da inclusão.