Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA: AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE AO ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101029
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8681
    "inscrito_id" => 17121
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE AO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "Este resumo de iniciação à docência representa de forma significativa as experiências e reflexões do autor ao longo de sua participação no subprojeto PIBID. O objetivo é apresentar um registro abrangente das vivências e atividades desenvolvidas durante essa jornada. A introdução destaca a importância do contexto em que as atividades ocorreram na Escola Estadual Instituto Vivaldo Pereira, (IVP). Em seguida, uma seção específica é dedicada às atividades realizadas no âmbito do PIBID, abrangendo detalhes sobre a escola, salas de aula, projetos de ensino e participação em eventos de pesquisa e extensão. O relatório também aborda a colaboração com a equipe escolar, destacando a contribuição do autor em atividades de organização, planejamento e desenvolvimento de materiais didáticos. Reflete sobre a jornada desse processo de formação de professores, profundamente influenciado pelas palavras de Paulo Freire. Freire (1997), acreditava que a educação é um ato político, que pode transformar vidas e desafiar as estruturas de poder existentes. Sua abordagem pedagógica enfatizava a importância de uma educação libertadora, na qual os alunos se tornam ativos participantes no processo de aprendizagem, questionando o mundo e se engajando na busca de soluções para os desafios que enfrentam. Por fim, o relatório reflete sobre a jornada do autor como professor em formação, considerando o impacto do PIBID em sua escolha profissional. Evidencia-se a paixão pela docência e a consideração pela educação não apenas como uma ocupação, mas como uma vocação que tem o poder de moldar o futuro. O PIBID é reconhecido como um elemento catalisador nessa trajetória, ampliando horizontes e reforçando o compromisso com a educação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID17121_TB8681_04102023183204.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO FÉLIX BARBOSA JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCO"
    "autor_email" => "franciscof3lx@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101029
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8681
    "inscrito_id" => 17121
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE AO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "Este resumo de iniciação à docência representa de forma significativa as experiências e reflexões do autor ao longo de sua participação no subprojeto PIBID. O objetivo é apresentar um registro abrangente das vivências e atividades desenvolvidas durante essa jornada. A introdução destaca a importância do contexto em que as atividades ocorreram na Escola Estadual Instituto Vivaldo Pereira, (IVP). Em seguida, uma seção específica é dedicada às atividades realizadas no âmbito do PIBID, abrangendo detalhes sobre a escola, salas de aula, projetos de ensino e participação em eventos de pesquisa e extensão. O relatório também aborda a colaboração com a equipe escolar, destacando a contribuição do autor em atividades de organização, planejamento e desenvolvimento de materiais didáticos. Reflete sobre a jornada desse processo de formação de professores, profundamente influenciado pelas palavras de Paulo Freire. Freire (1997), acreditava que a educação é um ato político, que pode transformar vidas e desafiar as estruturas de poder existentes. Sua abordagem pedagógica enfatizava a importância de uma educação libertadora, na qual os alunos se tornam ativos participantes no processo de aprendizagem, questionando o mundo e se engajando na busca de soluções para os desafios que enfrentam. Por fim, o relatório reflete sobre a jornada do autor como professor em formação, considerando o impacto do PIBID em sua escolha profissional. Evidencia-se a paixão pela docência e a consideração pela educação não apenas como uma ocupação, mas como uma vocação que tem o poder de moldar o futuro. O PIBID é reconhecido como um elemento catalisador nessa trajetória, ampliando horizontes e reforçando o compromisso com a educação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID17121_TB8681_04102023183204.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO FÉLIX BARBOSA JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCO"
    "autor_email" => "franciscof3lx@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este resumo de iniciação à docência representa de forma significativa as experiências e reflexões do autor ao longo de sua participação no subprojeto PIBID. O objetivo é apresentar um registro abrangente das vivências e atividades desenvolvidas durante essa jornada. A introdução destaca a importância do contexto em que as atividades ocorreram na Escola Estadual Instituto Vivaldo Pereira, (IVP). Em seguida, uma seção específica é dedicada às atividades realizadas no âmbito do PIBID, abrangendo detalhes sobre a escola, salas de aula, projetos de ensino e participação em eventos de pesquisa e extensão. O relatório também aborda a colaboração com a equipe escolar, destacando a contribuição do autor em atividades de organização, planejamento e desenvolvimento de materiais didáticos. Reflete sobre a jornada desse processo de formação de professores, profundamente influenciado pelas palavras de Paulo Freire. Freire (1997), acreditava que a educação é um ato político, que pode transformar vidas e desafiar as estruturas de poder existentes. Sua abordagem pedagógica enfatizava a importância de uma educação libertadora, na qual os alunos se tornam ativos participantes no processo de aprendizagem, questionando o mundo e se engajando na busca de soluções para os desafios que enfrentam. Por fim, o relatório reflete sobre a jornada do autor como professor em formação, considerando o impacto do PIBID em sua escolha profissional. Evidencia-se a paixão pela docência e a consideração pela educação não apenas como uma ocupação, mas como uma vocação que tem o poder de moldar o futuro. O PIBID é reconhecido como um elemento catalisador nessa trajetória, ampliando horizontes e reforçando o compromisso com a educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.