Este trabalho constitui-se de um relato de experiência acerca de um projeto intitulado “Clubinho da leitura: conte e reconte no encontro com a leitura”, com o objetivo de promover o encontro com a leitura e diálogo junto aos alunos do 3° ano do Ensino Fundamental das séries iniciais da Escola Municipal Professor Eraldo Cézar de Araújo, situada na cidade em Campina Grande – PB. Participam do projeto cerca de 60 educandos dos turnos da manhã e da tarde, como também a professora da sala de aula, a gestora e a supervisora escolar. O projeto supracitado vem sendo realizado em uma perspectiva participativa, por meio da roda de conversa capaz de possibilitar a escuta, e fala acerca da leitura proposta a ser discutida, contribuindo para uma formação de leitor ativo em dizer sua palavra. Espera-se que o projeto seja um colaborador e incentivador para os estudantes encontrarem-se com a leitura e o diálogo, colaborando assim para seu desenvolvimento crítico. Como também se almeja que a instituição escolar, com essa semente plantada pelo projeto, crie mais encontros com a leitura em seus espaços internos e externos. Esse é o nosso desejo, que a unidade escolar por meio de seus discentes possa dialogar em encontros com a leitura e se torne uma escola leitora.