O presente estudo tem o objetivo analisar como a ideologia racista incide na educação de estudantes negras e negros no ambiente escolar, compreendendo que o racismo é estrutural em nossa sociedade. Desse modo, fazemos estes apontamentos identificando o racismo enquanto ideologia do poder dominante e analisando como essa ideologia se mantém historicamente. Ainda elencamos como ela reflete no cotidiano de estudantes negras/negros, uma vez que nesse processo a escola se insere enquanto aparelho ideológico, que pode reforçar ou tencionar esta’ realidade. Tal estudo foi possível a partir de uma revisão de literatura por intermédio de autores que discutem tanto a categoria educação como o racismo. Assim, o materialismo histórico dialético auxiliou a nossa analise permitindo que esta esteja além da aparência, mas pautada pela compreensão da realidade enquanto estrutural e histórica, direcionando-nos a análise qualitativa dos dados e viabilizando a interpretação das particularidades postas às relações sociais. Estudantes negras e negros ao terem hegemonicamente suas identidades invisibilizadas no espaço educacional têm seus direitos negados. Desse modo ocorre a necessidade da efetivação da educação antirracista bem como cabe ser materializada a lei 10.639/03, que se refere à obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas. A não efetivação dessa lei contribui para o processo sistêmico de apagamento da história da população negra no Brasil que resulta em conflitos de identidade a estudantes negras e negros. Então ressaltamos o quanto a presente ideologia racista interfere no papel da educação enquanto pratica de transformação social.