Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

REFLEXÕES SOBRE A PARTICIPAÇÃO DO PIBID NO ENSINO DA GEOGRAFIA

Palavra-chaves: PIBID, GEOGRAFIA, ENSINO Comunicação Oral (CO) Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino
"2014-11-21 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9806
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 119
    "inscrito_id" => 100
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A PARTICIPAÇÃO DO PIBID NO ENSINO DA GEOGRAFIA"
    "resumo" => "O presente trabalho trata-se de relatos das contribuições para o ensino de Geografia no ensino médio intercalada por intervenções participativas com parceria do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A partir desse programa que tem o intuito de qualificar a formação docente e consequentemente o processo de aprendizagem, insere-se os graduandos nas escolas públicas como forma de melhorar a relação teoria e prática no espaço escolar. Através da participação dos bolsistas, foi possível promover ações educativas visando contribuir para a formação do educando. Nesse estudo abordamos a importância das contribuições do programa supracitado para a prática de ensino na Geografia, especificamente o ensino médio das escolas públicas, e posteriormente estimulamos a produção e transformação do conhecimento geográfico. Para tal, o referido estudo tem como objetivo permear a reflexão em torno da participação do PIBID para com a formação docente e o processo de aprendizagem da Geografia escolar voltada para o ensino médio da educação básica. Para a consolidação deste, utilizamos em nossa pesquisa relatos de atividades que vieram a retratar os aspectos referentes a ações com a parceria dos graduandos, professores e alunos. Dessa forma, a nossa pesquisa se caracteriza como um estudo empírico, por fazer uso de procedimentos descritivos e exploratórios. Todavia, nossa pesquisa, os sujeitos participantes foram os alunos de quatro turmas do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares Carvalho, uma escola pública localizada na cidade de Guarabira – PB. Os resultados da pesquisa foram satisfatórios, permitiram refletir sobre as intervenções ofertadas no processo de aprendizagem e as práticas de ensino. Portanto, o PIBID consolidou-se com sucesso diante da qualidade apresentada no desempenho dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "PIBID, GEOGRAFIA, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_20_10_2014_13_42_17_idinscrito_100_e08ab1bf5425ab7d3f9cc9b2098a2dda.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLENILSON DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CLENILSON"
    "autor_email" => "klenilson2008@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9806
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 119
    "inscrito_id" => 100
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A PARTICIPAÇÃO DO PIBID NO ENSINO DA GEOGRAFIA"
    "resumo" => "O presente trabalho trata-se de relatos das contribuições para o ensino de Geografia no ensino médio intercalada por intervenções participativas com parceria do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A partir desse programa que tem o intuito de qualificar a formação docente e consequentemente o processo de aprendizagem, insere-se os graduandos nas escolas públicas como forma de melhorar a relação teoria e prática no espaço escolar. Através da participação dos bolsistas, foi possível promover ações educativas visando contribuir para a formação do educando. Nesse estudo abordamos a importância das contribuições do programa supracitado para a prática de ensino na Geografia, especificamente o ensino médio das escolas públicas, e posteriormente estimulamos a produção e transformação do conhecimento geográfico. Para tal, o referido estudo tem como objetivo permear a reflexão em torno da participação do PIBID para com a formação docente e o processo de aprendizagem da Geografia escolar voltada para o ensino médio da educação básica. Para a consolidação deste, utilizamos em nossa pesquisa relatos de atividades que vieram a retratar os aspectos referentes a ações com a parceria dos graduandos, professores e alunos. Dessa forma, a nossa pesquisa se caracteriza como um estudo empírico, por fazer uso de procedimentos descritivos e exploratórios. Todavia, nossa pesquisa, os sujeitos participantes foram os alunos de quatro turmas do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares Carvalho, uma escola pública localizada na cidade de Guarabira – PB. Os resultados da pesquisa foram satisfatórios, permitiram refletir sobre as intervenções ofertadas no processo de aprendizagem e as práticas de ensino. Portanto, o PIBID consolidou-se com sucesso diante da qualidade apresentada no desempenho dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "PIBID, GEOGRAFIA, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_20_10_2014_13_42_17_idinscrito_100_e08ab1bf5425ab7d3f9cc9b2098a2dda.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLENILSON DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CLENILSON"
    "autor_email" => "klenilson2008@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

O presente trabalho trata-se de relatos das contribuições para o ensino de Geografia no ensino médio intercalada por intervenções participativas com parceria do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A partir desse programa que tem o intuito de qualificar a formação docente e consequentemente o processo de aprendizagem, insere-se os graduandos nas escolas públicas como forma de melhorar a relação teoria e prática no espaço escolar. Através da participação dos bolsistas, foi possível promover ações educativas visando contribuir para a formação do educando. Nesse estudo abordamos a importância das contribuições do programa supracitado para a prática de ensino na Geografia, especificamente o ensino médio das escolas públicas, e posteriormente estimulamos a produção e transformação do conhecimento geográfico. Para tal, o referido estudo tem como objetivo permear a reflexão em torno da participação do PIBID para com a formação docente e o processo de aprendizagem da Geografia escolar voltada para o ensino médio da educação básica. Para a consolidação deste, utilizamos em nossa pesquisa relatos de atividades que vieram a retratar os aspectos referentes a ações com a parceria dos graduandos, professores e alunos. Dessa forma, a nossa pesquisa se caracteriza como um estudo empírico, por fazer uso de procedimentos descritivos e exploratórios. Todavia, nossa pesquisa, os sujeitos participantes foram os alunos de quatro turmas do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares Carvalho, uma escola pública localizada na cidade de Guarabira – PB. Os resultados da pesquisa foram satisfatórios, permitiram refletir sobre as intervenções ofertadas no processo de aprendizagem e as práticas de ensino. Portanto, o PIBID consolidou-se com sucesso diante da qualidade apresentada no desempenho dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.