REFLEXÕES SOBRE A PARTICIPAÇÃO DO PIBID NO ENSINO DA GEOGRAFIA
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9806 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 119 "inscrito_id" => 100 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A PARTICIPAÇÃO DO PIBID NO ENSINO DA GEOGRAFIA" "resumo" => "O presente trabalho trata-se de relatos das contribuições para o ensino de Geografia no ensino médio intercalada por intervenções participativas com parceria do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A partir desse programa que tem o intuito de qualificar a formação docente e consequentemente o processo de aprendizagem, insere-se os graduandos nas escolas públicas como forma de melhorar a relação teoria e prática no espaço escolar. Através da participação dos bolsistas, foi possível promover ações educativas visando contribuir para a formação do educando. Nesse estudo abordamos a importância das contribuições do programa supracitado para a prática de ensino na Geografia, especificamente o ensino médio das escolas públicas, e posteriormente estimulamos a produção e transformação do conhecimento geográfico. Para tal, o referido estudo tem como objetivo permear a reflexão em torno da participação do PIBID para com a formação docente e o processo de aprendizagem da Geografia escolar voltada para o ensino médio da educação básica. Para a consolidação deste, utilizamos em nossa pesquisa relatos de atividades que vieram a retratar os aspectos referentes a ações com a parceria dos graduandos, professores e alunos. Dessa forma, a nossa pesquisa se caracteriza como um estudo empírico, por fazer uso de procedimentos descritivos e exploratórios. Todavia, nossa pesquisa, os sujeitos participantes foram os alunos de quatro turmas do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares Carvalho, uma escola pública localizada na cidade de Guarabira – PB. Os resultados da pesquisa foram satisfatórios, permitiram refletir sobre as intervenções ofertadas no processo de aprendizagem e as práticas de ensino. Portanto, o PIBID consolidou-se com sucesso diante da qualidade apresentada no desempenho dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "PIBID, GEOGRAFIA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_20_10_2014_13_42_17_idinscrito_100_e08ab1bf5425ab7d3f9cc9b2098a2dda.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLENILSON DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "CLENILSON" "autor_email" => "klenilson2008@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9806 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 119 "inscrito_id" => 100 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A PARTICIPAÇÃO DO PIBID NO ENSINO DA GEOGRAFIA" "resumo" => "O presente trabalho trata-se de relatos das contribuições para o ensino de Geografia no ensino médio intercalada por intervenções participativas com parceria do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A partir desse programa que tem o intuito de qualificar a formação docente e consequentemente o processo de aprendizagem, insere-se os graduandos nas escolas públicas como forma de melhorar a relação teoria e prática no espaço escolar. Através da participação dos bolsistas, foi possível promover ações educativas visando contribuir para a formação do educando. Nesse estudo abordamos a importância das contribuições do programa supracitado para a prática de ensino na Geografia, especificamente o ensino médio das escolas públicas, e posteriormente estimulamos a produção e transformação do conhecimento geográfico. Para tal, o referido estudo tem como objetivo permear a reflexão em torno da participação do PIBID para com a formação docente e o processo de aprendizagem da Geografia escolar voltada para o ensino médio da educação básica. Para a consolidação deste, utilizamos em nossa pesquisa relatos de atividades que vieram a retratar os aspectos referentes a ações com a parceria dos graduandos, professores e alunos. Dessa forma, a nossa pesquisa se caracteriza como um estudo empírico, por fazer uso de procedimentos descritivos e exploratórios. Todavia, nossa pesquisa, os sujeitos participantes foram os alunos de quatro turmas do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares Carvalho, uma escola pública localizada na cidade de Guarabira – PB. Os resultados da pesquisa foram satisfatórios, permitiram refletir sobre as intervenções ofertadas no processo de aprendizagem e as práticas de ensino. Portanto, o PIBID consolidou-se com sucesso diante da qualidade apresentada no desempenho dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "PIBID, GEOGRAFIA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_20_10_2014_13_42_17_idinscrito_100_e08ab1bf5425ab7d3f9cc9b2098a2dda.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLENILSON DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "CLENILSON" "autor_email" => "klenilson2008@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }