Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO PIBID UTILIZANDO O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO

Palavra-chaves: JOGOS, ENSINO DE MATEMÁTICA, TEORIA DOS CONJUNTOS Comunicação Oral (CO) Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2014-11-22 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9802
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 447
    "inscrito_id" => 111
    "titulo" => "PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO PIBID UTILIZANDO O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO"
    "resumo" => "Neste trabalho apresentamos uma experiência vivenciada no 1º ano do Ensino Médio através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID – UEPB, onde através de um jogo matemático, contendo 21 fichas confeccionado com cartolina, buscamos revisar conteúdos e conceitos sobre conjuntos e refletir com os alunos como pode ser vantajoso e interessante trabalhar com matemática usando um jogo como metodologia de ensino.  A atividade foi desenvolvida na Escola Municipal João de Oliveira Chaves em Monteiro-PB, com a presença do professor da turma nos auxiliando na permanência dos alunos e na participação inicial dos mesmos. Na tentativa de proporcionar a atenção dos alunos fizemos uma espécie de competição para que todos fossem motivados a participar ativamente da nossa proposta. Para nós bolsistas a atividade foi de grande enriquecimento, pois, pudemos notar que a maioria dos alunos mostravam interesse diante da atividade proposta por nós, proporcionando para nós uma formação inicial mais eficaz saindo um pouco da teoria e aplicando na prática. Para nossa carreira como futuros  professores de matemática essa experiência vai ser marcante e como obtemos êxito sempre poderemos reaplicá-la e também de procurar novas alternativas para um ensino mais criativo. Nos espelhamos em pesquisadores matemáticos para fundamentar nosso trabalho e enaltecer mais ainda a nossa perspectiva nessa proposta de intervenção, com suas pesquisas só podemos comprovar a tão importância desse método de ensino. Escolhemos um jogo porque ele desperta uma atenção mais dinâmica e construtiva para os alunos, que constrói um conhecimento que é indiscutivelmente mais amplo do que o ensino apenas com o livro e o quadro."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "JOGOS, ENSINO DE MATEMÁTICA, TEORIA DOS CONJUNTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_31_10_2014_22_08_57_idinscrito_111_9c95f49ce3871d80badadd6d862518bc.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CÍCERO FÉLIX DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CICERO FÉLIX"
    "autor_email" => "cicero.bv_2007@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-22 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9802
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 447
    "inscrito_id" => 111
    "titulo" => "PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO PIBID UTILIZANDO O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO"
    "resumo" => "Neste trabalho apresentamos uma experiência vivenciada no 1º ano do Ensino Médio através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID – UEPB, onde através de um jogo matemático, contendo 21 fichas confeccionado com cartolina, buscamos revisar conteúdos e conceitos sobre conjuntos e refletir com os alunos como pode ser vantajoso e interessante trabalhar com matemática usando um jogo como metodologia de ensino.  A atividade foi desenvolvida na Escola Municipal João de Oliveira Chaves em Monteiro-PB, com a presença do professor da turma nos auxiliando na permanência dos alunos e na participação inicial dos mesmos. Na tentativa de proporcionar a atenção dos alunos fizemos uma espécie de competição para que todos fossem motivados a participar ativamente da nossa proposta. Para nós bolsistas a atividade foi de grande enriquecimento, pois, pudemos notar que a maioria dos alunos mostravam interesse diante da atividade proposta por nós, proporcionando para nós uma formação inicial mais eficaz saindo um pouco da teoria e aplicando na prática. Para nossa carreira como futuros  professores de matemática essa experiência vai ser marcante e como obtemos êxito sempre poderemos reaplicá-la e também de procurar novas alternativas para um ensino mais criativo. Nos espelhamos em pesquisadores matemáticos para fundamentar nosso trabalho e enaltecer mais ainda a nossa perspectiva nessa proposta de intervenção, com suas pesquisas só podemos comprovar a tão importância desse método de ensino. Escolhemos um jogo porque ele desperta uma atenção mais dinâmica e construtiva para os alunos, que constrói um conhecimento que é indiscutivelmente mais amplo do que o ensino apenas com o livro e o quadro."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "JOGOS, ENSINO DE MATEMÁTICA, TEORIA DOS CONJUNTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_31_10_2014_22_08_57_idinscrito_111_9c95f49ce3871d80badadd6d862518bc.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CÍCERO FÉLIX DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CICERO FÉLIX"
    "autor_email" => "cicero.bv_2007@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-22 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 22 de novembro de 2014

Resumo

Neste trabalho apresentamos uma experiência vivenciada no 1º ano do Ensino Médio através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID – UEPB, onde através de um jogo matemático, contendo 21 fichas confeccionado com cartolina, buscamos revisar conteúdos e conceitos sobre conjuntos e refletir com os alunos como pode ser vantajoso e interessante trabalhar com matemática usando um jogo como metodologia de ensino. A atividade foi desenvolvida na Escola Municipal João de Oliveira Chaves em Monteiro-PB, com a presença do professor da turma nos auxiliando na permanência dos alunos e na participação inicial dos mesmos. Na tentativa de proporcionar a atenção dos alunos fizemos uma espécie de competição para que todos fossem motivados a participar ativamente da nossa proposta. Para nós bolsistas a atividade foi de grande enriquecimento, pois, pudemos notar que a maioria dos alunos mostravam interesse diante da atividade proposta por nós, proporcionando para nós uma formação inicial mais eficaz saindo um pouco da teoria e aplicando na prática. Para nossa carreira como futuros professores de matemática essa experiência vai ser marcante e como obtemos êxito sempre poderemos reaplicá-la e também de procurar novas alternativas para um ensino mais criativo. Nos espelhamos em pesquisadores matemáticos para fundamentar nosso trabalho e enaltecer mais ainda a nossa perspectiva nessa proposta de intervenção, com suas pesquisas só podemos comprovar a tão importância desse método de ensino. Escolhemos um jogo porque ele desperta uma atenção mais dinâmica e construtiva para os alunos, que constrói um conhecimento que é indiscutivelmente mais amplo do que o ensino apenas com o livro e o quadro.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.