LED - LABORATÓRIO DE ETNOGRAFIA DIGITAL – CONTRIBUIÇÕES PARA A ESCOLA E A UNIVERSIDADE
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9732 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 888 "inscrito_id" => 1340 "titulo" => "LED - LABORATÓRIO DE ETNOGRAFIA DIGITAL – CONTRIBUIÇÕES PARA A ESCOLA E A UNIVERSIDADE" "resumo" => "Este trabalho tem o objetivo de apresentar parte dos resultados do projeto “Laboratório de Etnografia Digital” inserido na pesquisa da pesquisa “Tecnologia Digital e Pesquisa Etnográfica”. Esse espaço de construção de conhecimento e aprendizagem tem sido desenvolvido pelo Núcleo de Etnografia em Educação (netEDU) e coordenado pela Prof.ª Carmen Lúcia Guimarães de Mattos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (UERJ) com o apoio do Departamento de Tecnologia e Inovação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Inovuerj). Este estudo justifica-se na medida em que propõe avançar na produção do conhecimento para formulação de novas formas de trabalho envolvendo tecnologias digitais na educação, na pesquisa e no ensino. Através da pesquisa colaborativa de natureza etnográfica, participam do estudo, alunos e alunas, professores e professoras, gestores de uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro, assim como alunos, professores e pesquisadores nacionais e internacionais. O objetivo deste laboratório é ampliar e criar inovações pedagógicas nas perspectivas dos sujeitos escolares envolvidos visando melhorias no processo de escolarização e avanço científico, convergindo para os processos educacionais aplicados ao Ensino Básico e Superior. Os alunos de ensino médio da escola pública participam periodicamente dos encontros realizados pelo grupo de pesquisa, frequentando os seminários e o laboratório, compartilhando e produzindo conhecimentos em parceria com alunos da graduação da UERJ, professores, mestres e doutores que compõem o netEDU. A primeira etapa da pesquisa foi de cunho teórico sobre a natureza conceitual-metodológico-epistemológica da abordagem de pesquisa etnográfica digital na Educação. Na próxima etapa desse projeto a etnografia digital será usada para estudar a cultura digital do colégio, com intuito de investigar as interações dentro de sala de aula, a fim de se realizar um levantamento de dados para formulação e aplicação de inovações tecnológicas no contexto educacional. Alguns produtos que pretendemos desenvolver são: painel digital interativo para acompanhamento do processo de aprendizagem; podcasts para capacitação de professores; plataforma de dados sobre etnografia digital (TEJA). Recomenda-se a atenção dos pesquisadores educacionais ao potencial criativo e inovador da etnografia digital para enfrentar as desigualdades e injustiças no sistema de ensino, particularmente em relação à necessidade de igualdade de acesso no contexto da inclusão digital." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO, ETNOGRAFIA DIGITAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_06_11_2014_16_40_10_idinscrito_1340_e2210c4dfed1019b52fd9a143c57cbc6.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "ADRIANE ARAUJO" "autor_email" => "adrianematosaraujo@gmail." "autor_ies" => "UERJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9732 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 888 "inscrito_id" => 1340 "titulo" => "LED - LABORATÓRIO DE ETNOGRAFIA DIGITAL – CONTRIBUIÇÕES PARA A ESCOLA E A UNIVERSIDADE" "resumo" => "Este trabalho tem o objetivo de apresentar parte dos resultados do projeto “Laboratório de Etnografia Digital” inserido na pesquisa da pesquisa “Tecnologia Digital e Pesquisa Etnográfica”. Esse espaço de construção de conhecimento e aprendizagem tem sido desenvolvido pelo Núcleo de Etnografia em Educação (netEDU) e coordenado pela Prof.ª Carmen Lúcia Guimarães de Mattos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (UERJ) com o apoio do Departamento de Tecnologia e Inovação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Inovuerj). Este estudo justifica-se na medida em que propõe avançar na produção do conhecimento para formulação de novas formas de trabalho envolvendo tecnologias digitais na educação, na pesquisa e no ensino. Através da pesquisa colaborativa de natureza etnográfica, participam do estudo, alunos e alunas, professores e professoras, gestores de uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro, assim como alunos, professores e pesquisadores nacionais e internacionais. O objetivo deste laboratório é ampliar e criar inovações pedagógicas nas perspectivas dos sujeitos escolares envolvidos visando melhorias no processo de escolarização e avanço científico, convergindo para os processos educacionais aplicados ao Ensino Básico e Superior. Os alunos de ensino médio da escola pública participam periodicamente dos encontros realizados pelo grupo de pesquisa, frequentando os seminários e o laboratório, compartilhando e produzindo conhecimentos em parceria com alunos da graduação da UERJ, professores, mestres e doutores que compõem o netEDU. A primeira etapa da pesquisa foi de cunho teórico sobre a natureza conceitual-metodológico-epistemológica da abordagem de pesquisa etnográfica digital na Educação. Na próxima etapa desse projeto a etnografia digital será usada para estudar a cultura digital do colégio, com intuito de investigar as interações dentro de sala de aula, a fim de se realizar um levantamento de dados para formulação e aplicação de inovações tecnológicas no contexto educacional. Alguns produtos que pretendemos desenvolver são: painel digital interativo para acompanhamento do processo de aprendizagem; podcasts para capacitação de professores; plataforma de dados sobre etnografia digital (TEJA). Recomenda-se a atenção dos pesquisadores educacionais ao potencial criativo e inovador da etnografia digital para enfrentar as desigualdades e injustiças no sistema de ensino, particularmente em relação à necessidade de igualdade de acesso no contexto da inclusão digital." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO, ETNOGRAFIA DIGITAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_06_11_2014_16_40_10_idinscrito_1340_e2210c4dfed1019b52fd9a143c57cbc6.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "ADRIANE ARAUJO" "autor_email" => "adrianematosaraujo@gmail." "autor_ies" => "UERJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }