O presente artigo relata a experiência didática com a literatura paraibana com os alunos da Escola Cidadã Integral Técnica Jornalista José Itamar da Rocha Cândido. Partindo dos pressupostos teóricos de Cosson (2006), Cadermatori (2012), Pinheiro (2018) e Rosenfeld (2014), desenvolveu-se proposta de leitura da obra de Ariano Suassuna, bem como análise e vivência literárias entre os alunos com vista à aproximação da leitura e letramento literário. Após estudo acerca do público discente atendido, verificou-se necessidade de trabalhar o texto literário de forma multissemiótica, uma vez que a atualidade demanda da juventude a inserção nas tecnologias contemporâneas e a compreensão de mídias de distintas naturezas. Logo, escolheu-se o gênero dramático da literatura por suas capacidades intertextuais múltiplas, bem como a obra Auto da Compadecida, dada sua ampla visualização em produções cinematográficas. Objetivou-se promover uma experiência sólida com a literatura paraibana, visando à significação da identidade regional e desenvolvimento de habilidades em leitura literária do público envolvido. Foram executadas ações de análise e comparação com as obras de Ariano Suassuna e de outros representantes da literatura canônica e popular da Paraíba. Verificou-se ao fim do percurso didático a progressão positiva de habilidades em leitura e interpretação textual bem como a melhor afinidade dos alunos com a linguagem literária, constituindo estratégia exitosa para formação do leitor juvenil paraibano.