ESCOLAS CIDADÃS INTEGRAIS (ECI) E ESCOLAS CIDADÃS INTEGRAIS TÉCNICAS (ECIT) DA PARAÍBA: AS CONSEQUÊNCIAS DO PROTAGONISMO JUVENIL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96110 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1917 "inscrito_id" => 8955 "titulo" => "ESCOLAS CIDADÃS INTEGRAIS (ECI) E ESCOLAS CIDADÃS INTEGRAIS TÉCNICAS (ECIT) DA PARAÍBA: AS CONSEQUÊNCIAS DO PROTAGONISMO JUVENIL" "resumo" => "No seguinte trabalho, você verá uma análise sobre o diálogo e prática do Protagonismo Juvenil nas Escolas Cidadãs Integrais e Escolas Cidadãs Integrais Técnicas do Estado da Paraíba, vigentes de uma política pública estabelecida em 2016, sendo atualmente 302 escolas em tempo integral. Trata-se de uma análise sobre o incentivo do Protagonismo Juvenil em escolas do Estado da Paraíba, faz-se necessário entender a utilidade de incluir tal política educacional, através do Plano Político Pedagógico (PPP), visibilizando os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e como isso impacta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no cotidiano escolar. Com isso, conta-se com teóricos como Costa (2006) e Freire (1996) que são fundamentais para compreensão da inclusão socioeducacional, aprimorando a relação professores-alunos e, consequentemente, melhorando o ambiente escolar. Portanto, é importante analisar como são estabelecidos esses diálogos no cotidiano escolar, quais prerrogativas são dadas aos estudantes que são induzidos ao protagonismo, chamados de Jovens Protagonistas. Dessarte, conclui-se que os programas educacionais (como Conexão Mundo, Desafio Nota 1000, Ouse Criar, Primeira Chance, Celso Furtado, Processo Seletivo para ser Jovem Protagonista da SEE/PB e outros) são fundamentais para fomentar o desenvolvimento do protagonismo juvenil dos estudantes, estudantes egressos e professores, sendo esse último, por muitas vezes, como mediadores desse processo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8955_TB1917_18102023114605.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RICARDO PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Ricardo Silva" "autor_email" => "ricardoperei4@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96110 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1917 "inscrito_id" => 8955 "titulo" => "ESCOLAS CIDADÃS INTEGRAIS (ECI) E ESCOLAS CIDADÃS INTEGRAIS TÉCNICAS (ECIT) DA PARAÍBA: AS CONSEQUÊNCIAS DO PROTAGONISMO JUVENIL" "resumo" => "No seguinte trabalho, você verá uma análise sobre o diálogo e prática do Protagonismo Juvenil nas Escolas Cidadãs Integrais e Escolas Cidadãs Integrais Técnicas do Estado da Paraíba, vigentes de uma política pública estabelecida em 2016, sendo atualmente 302 escolas em tempo integral. Trata-se de uma análise sobre o incentivo do Protagonismo Juvenil em escolas do Estado da Paraíba, faz-se necessário entender a utilidade de incluir tal política educacional, através do Plano Político Pedagógico (PPP), visibilizando os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e como isso impacta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no cotidiano escolar. Com isso, conta-se com teóricos como Costa (2006) e Freire (1996) que são fundamentais para compreensão da inclusão socioeducacional, aprimorando a relação professores-alunos e, consequentemente, melhorando o ambiente escolar. Portanto, é importante analisar como são estabelecidos esses diálogos no cotidiano escolar, quais prerrogativas são dadas aos estudantes que são induzidos ao protagonismo, chamados de Jovens Protagonistas. Dessarte, conclui-se que os programas educacionais (como Conexão Mundo, Desafio Nota 1000, Ouse Criar, Primeira Chance, Celso Furtado, Processo Seletivo para ser Jovem Protagonista da SEE/PB e outros) são fundamentais para fomentar o desenvolvimento do protagonismo juvenil dos estudantes, estudantes egressos e professores, sendo esse último, por muitas vezes, como mediadores desse processo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8955_TB1917_18102023114605.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RICARDO PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Ricardo Silva" "autor_email" => "ricardoperei4@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }