No seguinte trabalho, você verá uma análise sobre o diálogo e prática do Protagonismo Juvenil nas Escolas Cidadãs Integrais e Escolas Cidadãs Integrais Técnicas do Estado da Paraíba, vigentes de uma política pública estabelecida em 2016, sendo atualmente 302 escolas em tempo integral. Trata-se de uma análise sobre o incentivo do Protagonismo Juvenil em escolas do Estado da Paraíba, faz-se necessário entender a utilidade de incluir tal política educacional, através do Plano Político Pedagógico (PPP), visibilizando os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e como isso impacta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no cotidiano escolar. Com isso, conta-se com teóricos como Costa (2006) e Freire (1996) que são fundamentais para compreensão da inclusão socioeducacional, aprimorando a relação professores-alunos e, consequentemente, melhorando o ambiente escolar. Portanto, é importante analisar como são estabelecidos esses diálogos no cotidiano escolar, quais prerrogativas são dadas aos estudantes que são induzidos ao protagonismo, chamados de Jovens Protagonistas. Dessarte, conclui-se que os programas educacionais (como Conexão Mundo, Desafio Nota 1000, Ouse Criar, Primeira Chance, Celso Furtado, Processo Seletivo para ser Jovem Protagonista da SEE/PB e outros) são fundamentais para fomentar o desenvolvimento do protagonismo juvenil dos estudantes, estudantes egressos e professores, sendo esse último, por muitas vezes, como mediadores desse processo.