A utilização de metodologias ativas constitui-se uma alternativa importante e que associada a metodologias tradicionais (como por exemplo livros) contribui de maneira significativa para o processo de ensino. Dentro do ensino de biologia a botânica é considerada um tema difícil e pouco atrativo para os alunos, isso faz com que educadores busquem alternativas para despertar o interesse dos discentes. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar a percepção de estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas acerca do ensino de Botânica e com a utilização de desenhos durante as aulas contribuem para a aprendizagem. A pesquisa realizada classifica-se como quantitativa e qualitativa com alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas que já haviam cursado as disciplinas de Morfologia e taxonomia de Criptógamas e Espermatófitas. No decorrer do período letivo ao final de cada aula, os alunos eram responsáveis por desenhar alguma estrutura da planta conforme tema de estudo do dia e descrever suas funções. Para isso cada aluno tinha seu próprio caderno de desenho e nele eram realizados os desenhos. Foi perguntado aos futuros professores acerca do uso desta metodologia e sobre o ensino de botânica, 63,5% afirmaram que não consideram o conteúdo difícil; 81,8% afirmaram que a quantidade de “nomes difíceis” é a maior dificuldade e 18,2% a grande quantidade de conteúdo; 100% acham que as práticas realizadas com desenho facilitam a aprendizagem, desses 54,5% colocaram que ajuda na memorização das estruturas morfológicas, 27,3% que facilita a aprendizagem dos vários termos morfológicos e 9,1% que estimulam o estudo do conteúdo e que melhora sua visualização. Por fim foi indagado quais práticas os futuros professores adotariam em sala de aula para uma melhora no ensino e a utilização de desenhos foi uma das respostas citadas por quase todos os estudantes. Portanto, embora seja cheia de termos e estruturas para se estudar, aliar o uso de diferentes metodologias contribui de forma significativa para a aprendizagem.