O presente estudo é fruto de indagações a cerca da formação inicial de professores dos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão- Campus Caxias; onde objetiva analisar as concepções de ludicidade presente na formação inicial dos docentes, com o intuito ainda de evidenciar quais abordagens e métodos são utilizadas por professores formadores no contexto da graduação, isto no que se refere a inserção da ludicidade como componente integrador da formação dos novos professores para a educação básica, quanto por apresentar possibilidades de ampliar a visão micro a respeito da ludicidade na formação de professores, dando a este tema a sua devida visibilidade. Uma vez que ao tratar a ludicidade na formação dos professores, esta passa a configura-se como meio passível de observação, de descrição, de explicação e de descobertas; onde por sua vez esta produz conhecimentos a partir de elementos da formação interna e externa dos indivíduos envolvidos neste processo, sendo estes os resultados das experiências. Por tanto ao tratar a ludicidade como um processo formativo na primeira graduação é imprescindível, pois já é possível pensar a na mesma como parte crucial do processo formativo para a educação básica. Para os devidos fins, os resultados deste estudo serão anexados ao acervo do Laboratório de Pesquisa no Ensino de Ciências do IFMA-Campus Caxias.