Os venezuelanos refugiados são inseridos no sistema de educação brasileiro, em diferentes fases, que vão da alfabetização ao Ensino Médio. O problema de pesquisa trata de como alfabetizar crianças falantes de língua estrangeira e o precário materiais didáticos adaptados para eles. Uma ação pedagógica capaz de promover o acolhimento e alfabetização numa perspectiva do letramento é de grande relevância para o desenvolvimento da aprendizagem, conforme a demanda de estudantes em contexto de refúgio. A pesquisa tem como objetivo geral desenvolver um modelo de proposta pedagógica para refugiados, imigrantes venezuelanos, baseadas no referencial teórico triangular em análise do discurso crítico, multimodalidade e letramento. A metodologia é de abordagem qualitativa e natureza aplicada, do tipo etnográfica. O corpus da pesquisa foi constituído por referenciais teóricos acerca do tema e as vivencias e práticas pedagógicas como alfabetizadora, da pesquisadora. Os resultados da pesquisa se referem à necessidade do ensino com significado e prática social a partir de textos multimodais em acordo com a realidade e cultura infantil do estudante. Além de, comprovar as reais possibilidades do estudo da língua a partir da construção de atividades para português brasileiro como língua de acolhimento, que atenda as reais necessidades e possibilidades dos estudantes venezuelanos. Sendo assim, considerar o multilinguismo presente na população na ação pedagógica trata-se de reconhecer as diversidades linguísticas presentes na escola.