Apesar de inúmeras barreiras historicamente enfrentadas pelas pessoas cegas na escola e na sociedade, podemos observar avanços significativos neste processo, o que a nosso ver deve-se em grande parte as contribuições advindas do sistema braile e do leitor de telas. Em relação ao sistema braille, compreendemos ser ferramenta indispensável à alfabetização da pessoa cega (LEMOS et al, 1999). Já sobre os leitores de tela, observamos que suas contribuições para a educação da pessoa cega se dão em conjunto com um computador e outros dispositivos que as permite ler e escrever texto eletrônico (DANDOLINI; NUNES; SOUZA, 2014). Diante disto, este estudo tem como objetivo evidenciar as contribuições do Sistema Braille e dos leitores de tela na Trajetória educacional das pessoas cegas. Neste sentido, realizamos uma pesquisa baseada numa abordagem qualitativa, por entendermos que esta nos permite investigar com mais profundidade casos específicos (Kniess, 2022). Considerando que os autores do estudo são quatro pessoas cegas que possuem envolvimento direto com a temática em questão, optamos por utilizar a metodologia História de vida através de relatos autobiográficos, que apontam a indispensável importância de ambas as tecnologias na trajetória socioeducacional das pessoas cegas. Ressaltamos, por fim, que as vivências particulares do indivíduo em articulação com seu ambiente vão influir na predominância que cada tecnologia terá em sua vida.