Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ABORDAGEM LÚDICA PARA O ENSINO DE BIOQUÍMICA – SÍNDROME METABÓLICA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A disciplina Bioquímica, por vezes, é considerada pelos estudantes do curso de medicina como densa e complexa. Apesar de sua aplicabilidade e relevância não serem tão evidentes para o aluno do primeiro período, é inquestionável sua importância na formação médica, bem como na atuação futura deste profissional. Neste contexto, casos clínicos são inseridos na disciplina Bioquímica, com o intuito de mostrar a relevância desses conhecimentos para o entendimento clínico. Assim, o objetivo deste projeto foi desenvolver um jogo de tabuleiro cuja proposta é a discussão e consolidação de conteúdos bioquímicos com a apresentação de um caso clínico sobre síndrome metabólica. O jogo foi projetado para simular o ambiente e rotina vivenciados pelos estudantes da UFF. A turma é dividida em grupos; um dos alunos assume o papel de médico responsável por distribuir as fichas, ler as atividades e fornecer o diagnóstico. Cada grupo recebe tabuleiro, dado com números de 1 a 6, fichas de perguntas e fichas de desafio. Durante o jogo, jogadores percorrem um mapa simplificado da cidade Niterói, destacando locais familiares como o Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP). Além disso, os comandos no tabuleiro foram planejados para que os estudantes possam se identificar com hábitos de vida, como alimentação e atividade física, relacionando-os a síndrome metabólica. A pontuação do jogo baseia-se em parâmetros importantes para diagnóstico da síndrome metabólica: glicemia, circunferência abdominal e colesterol HDL. As atividades no tabuleiro podem aumentar ou diminuir cada um desses fatores e, quando os jogadores chegam ao HUAP, é calculada as pontuações finais de cada jogador e um diagnóstico proporcional à sua pontuação é fornecido. Ganha o jogo quem chegar ao HUAP primeiro e mais saudável. Acredita-se que, desta forma, é possível não apenas aproximar a bioquímica do cotidiano dos estudantes, mas também consolidar os conceitos discutidos de maneira dinâmica e divertida.

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