Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

Visualizações: 219
O SHOW DA INORGÂNICA: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA AUXILIAR OS ESTUDANTES NA APRENDIZAGEM DAS FUNÇÕES INORGÂNICAS

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, JOGOS DIDÁTICOS, FUNÇÕES INORGÂNICAS Pôster (PO) Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica Publicado em 22 de novembro de 2014

Resumo

Os Jogos lúdicos têm ganhado seu espaço no campo da didática e vem sendo reconhecido por vários autores como um método que favorece a construção do conhecimento cientifico nas aulas de Química. Esta metodologia tem sido privilegiada para a aplicação de uma educação que vise o desenvolvimento pessoal e a atuação cooperativa na sociedade, atuando como instrumentos motivadores, atraentes e estimuladores no ensino de Química. Um jogo é considerado educativo quando possui 2 funções: a lúdica, voltada ao caráter da diversão e prazer, que o jogo poderá proporcionar aos alunos e a educativa, que se refere à forma como o conhecimento, habilidades e saberes deve ser aprendido. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino através de um jogo didático denominado de “Show da Inorgânica” para auxiliar na compreensão dos conceitos de funções inorgânicas a partir do estudo dos ácidos, bases, sais e óxidos, com alunos do 1° ano do Ensino Médio de uma escola pública do Município de Campina Grande-PB. Trata-se de uma proposta que se encontra em fase de pesquisa, que vem sendo executada através das ações do PIBID-Química-UEPB. A metodologia do jogo didático baseia-se nas seguintes regras: Cada participante deverá responder 16 perguntas, caso erre sairá do jogo. Todas as perguntas serão de múltipla escolha, com 4 alternativas em cada questão. O jogo contém 60 perguntas, sendo 20 de nível fácil, 20 de nível médio e 20 de nível difícil. Apenas uma alternativa apresentará a resposta correta. A atividade consistirá de três rodadas e uma pergunta final. A primeira rodada contém cinco perguntas de nível fácil. A segunda, cinco perguntas de nível intermediário e a terceira, cinco perguntas de nível difícil. A última rodada será na 16ª pergunta. O participante terá direito a cinco solicitações de ajuda ao longo de sua participação, exceto na pergunta final. As modalidades de ajuda poderão ser solicitadas todas as vezes que o participante estiver em dúvida sobre a resposta correta de uma determinada pergunta. As modalidades de ajuda são: pular a questão quando não souber responder (até três vezes), consultar a plateia (uma vez) ou consultar os universitários (uma vez). O jogo didático será trabalhado com toda a turma, separando 3 alunos para representarem os universitários. O critério que será utilizado para a escolha desses alunos será quem obteve até o momento, as maiores notas na disciplina. Também serão separados 6 alunos para representar a plateia, tendo apenas uma opção de ajuda para o participante que estiver respondendo as questões e o restante dos alunos serão numerados e possivelmente com a possibilidade de através do sorteio ser chamado para responder as questões. Espera-se que o jogo didático contribua para induzir o raciocínio dos alunos à reflexão, o pensamento e consequentemente a construção do conhecimento cognitivo, físico, social e psicomotor, além do desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para o indivíduo se posicionar criticamente, exercendo a sua cidadania através da aprendizagem de conceitos da Química Inorgânica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.