ESTUDO DO TIPO ETNOGRÁFICO E TECNOLOGIAS: DESCRIÇÃO DENSA DE AULAS COMO O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS E FACEBOOK NO ENSINO MÉDIO.
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9923 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 722 "inscrito_id" => 434 "titulo" => "ESTUDO DO TIPO ETNOGRÁFICO E TECNOLOGIAS: DESCRIÇÃO DENSA DE AULAS COMO O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS E FACEBOOK NO ENSINO MÉDIO." "resumo" => "Este estudo busca descrever, analisar e refletir acerca de duas aulas de Inglês ministradas por uma professora de uma escola pública, situada numa cidade do interior do estado da Paraíba, em uma turma de 2º ano do Ensino Médio, turno manhã, entendendo como o uso das novas tecnologias da informação e comunicação, neste caso, do facebookatravés de dispositivos móveis pode funcionar como elementos potencializadores ao processo de ensino e aprendizagem. Baseados nos estudos de Moran (2012) que propõe que a escola deve utilizar a abordagem de informações dinâmicas e reais promovidas pelo uso dos dispositivos móveis, Simon (2012) afirmando que estas novas abordagens podem ser vistas como tecnologias culturais, visto que permitem novas formas de trabalho e ações locais, e Patrício e Gonçalves (2010) quando diz que o facebook, especificamente, “é um ambiente informal em que os estudantes se sentem à vontade para comunicar, partilhar e interagir”. Entendemos assim que o uso do telefone celular, através de grupos no facebookpode ser um não somente um caminho promissor para a abordagem de conteúdos na Língua Inglesa, já que favorece a interação alunos-alunos, alunos-professor, mas também a visualização e análise de mídias diversas que favoreçam a assimilação, tal como proporciona o contato dos alunos com informações variadas e a transformação cultural do processo de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS" "palavra_chave" => "DISPOSITIVOS MÓVEIS, ENSINO E APRENDIZAGEM, FACEBOOK" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_19_47_15_idinscrito_434_46fe4e560dac404d9b19e2d561246cc3.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSICA KELLY SOUSA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "JESSICA FERREIRA" "autor_email" => "jessikinhadp@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9923 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 722 "inscrito_id" => 434 "titulo" => "ESTUDO DO TIPO ETNOGRÁFICO E TECNOLOGIAS: DESCRIÇÃO DENSA DE AULAS COMO O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS E FACEBOOK NO ENSINO MÉDIO." "resumo" => "Este estudo busca descrever, analisar e refletir acerca de duas aulas de Inglês ministradas por uma professora de uma escola pública, situada numa cidade do interior do estado da Paraíba, em uma turma de 2º ano do Ensino Médio, turno manhã, entendendo como o uso das novas tecnologias da informação e comunicação, neste caso, do facebookatravés de dispositivos móveis pode funcionar como elementos potencializadores ao processo de ensino e aprendizagem. Baseados nos estudos de Moran (2012) que propõe que a escola deve utilizar a abordagem de informações dinâmicas e reais promovidas pelo uso dos dispositivos móveis, Simon (2012) afirmando que estas novas abordagens podem ser vistas como tecnologias culturais, visto que permitem novas formas de trabalho e ações locais, e Patrício e Gonçalves (2010) quando diz que o facebook, especificamente, “é um ambiente informal em que os estudantes se sentem à vontade para comunicar, partilhar e interagir”. Entendemos assim que o uso do telefone celular, através de grupos no facebookpode ser um não somente um caminho promissor para a abordagem de conteúdos na Língua Inglesa, já que favorece a interação alunos-alunos, alunos-professor, mas também a visualização e análise de mídias diversas que favoreçam a assimilação, tal como proporciona o contato dos alunos com informações variadas e a transformação cultural do processo de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS" "palavra_chave" => "DISPOSITIVOS MÓVEIS, ENSINO E APRENDIZAGEM, FACEBOOK" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_19_47_15_idinscrito_434_46fe4e560dac404d9b19e2d561246cc3.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSICA KELLY SOUSA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "JESSICA FERREIRA" "autor_email" => "jessikinhadp@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }