A formação do professor é tema recorrente quando se discute sobre a melhoria da educação pública brasileira, porém apesar do reconhecimento da importância da formação/capacitação dos professores, há ainda muitas lacunas e desafios a serem enfrentados nessa temática, um desses desafios relaciona-se à vivência teórico/prática no processo formativo. Na busca pela qualidade na formação, novos encaminhamentos foram construídos pelas Instituições de Ensino Superior (IES), nos últimos anos. Nessa perspectiva o Ministério da Educação, em 2009, “criou um programa, de concessão de bolsas de iniciação à docência (PIBID) para alunos de cursos de licenciatura, que estagiam em escolas públicas e nelas visam o magistério, assim como, bolsas para coordenadores do programa” (FRANCO, BORDIGNON, NEZ, 2012, p. 1). Tal programa visa essencialmente, proporcionar uma formação de qualidade para os futuros professores a partir da vivência do ofício docente em sala de aula nas escolas, e dos estudos realizados nos cursos de licenciatura. Como alunas bolsistas do Pibid, estamos vivenciando esse processo de formação, neste sentido, o objetivo desse nosso trabalho é discutir sobre a contribuição do Pibid para o nosso de formação docente. Em termos metodológicos, o presente trabalho trata-se de um estudo descritivo acerca de um relato de experiência no qual buscamos abordar nossa experiência de iniciação à docência vivenciada na Escola Municipal Maria José Carvalho situada na cidade de Campina Grande/PB. O Pibid tem nos proporcionado o conhecimento do cotidiano escolar: seus sujeitos, seus problemas e desafios e suas potencialidades. Contribui também para compreensão de que o exercício da profissão docente exige do professor um compromisso político com a aprendizagem dos alunos e isto requer do mesmo uma reflexão constante da sua prática. Outras aprendizagens proporcionadas pela experiência do Pibid relacionam-se ao exercício de elaboração de planos de intervenção didática e planos de aula a partir da realidade dos alunos, e da escola; ao entendimento das necessidades, diferenças culturais, dificuldades e potencialidades de aprendizagem dos alunos. Concluímos, portanto, que a experiência do Pibid tem sido um elemento essencial para a nossa formação docente, bem como, para a realização de ações pedagógicas nas escolas que visam melhorar o processo de aprendizagem dos alunos contribuindo assim, para valorização das escolas públicas melhorando a qualidade do ensino.