A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNAMENTAL DAS SÉRIES INICIAIS
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Na busca pela qualidade na formação, novos encaminhamentos foram construídos pelas Instituições de Ensino Superior (IES), nos últimos anos. Nessa perspectiva o Ministério da Educação, em 2009, “criou um programa, de concessão de bolsas de iniciação à docência (PIBID) para alunos de cursos de licenciatura, que estagiam em escolas públicas e nelas visam o magistério, assim como, bolsas para coordenadores do programa” (FRANCO, BORDIGNON, NEZ, 2012, p. 1). Tal programa visa essencialmente, proporcionar uma formação de qualidade para os futuros professores a partir da vivência do ofício docente em sala de aula nas escolas, e dos estudos realizados nos cursos de licenciatura. Como alunas bolsistas do Pibid, estamos vivenciando esse processo de formação, neste sentido, o objetivo desse nosso trabalho é discutir sobre a contribuição do Pibid para o nosso de formação docente. Em termos metodológicos, o presente trabalho trata-se de um estudo descritivo acerca de um relato de experiência no qual buscamos abordar nossa experiência de iniciação à docência vivenciada na Escola Municipal Maria José Carvalho situada na cidade de Campina Grande/PB. O Pibid tem nos proporcionado o conhecimento do cotidiano escolar: seus sujeitos, seus problemas e desafios e suas potencialidades. Contribui também para compreensão de que o exercício da profissão docente exige do professor um compromisso político com a aprendizagem dos alunos e isto requer do mesmo uma reflexão constante da sua prática. Outras aprendizagens proporcionadas pela experiência do Pibid relacionam-se ao exercício de elaboração de planos de intervenção didática e planos de aula a partir da realidade dos alunos, e da escola; ao entendimento das necessidades, diferenças culturais, dificuldades e potencialidades de aprendizagem dos alunos. 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