Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O PROJETO PARAÍBA: “MINHA TERRA, MEU LUGAR” E AS CONTRIBUIÇÕES DOS PIBIDIANOS

Palavra-chaves: PROJETO INTERDISCIPLINAR, PARAÍBA, METODOLOGIAS DE ENSINO Comunicação Oral (CO) Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10093
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 349
    "inscrito_id" => 140
    "titulo" => "O PROJETO PARAÍBA: “MINHA TERRA, MEU LUGAR”  E AS CONTRIBUIÇÕES DOS PIBIDIANOS"
    "resumo" => "Pensar em uma proposta de trabalho educativo que leve o estudante a compreender o meio em que vive, por meio da pesquisa orientada e prática, com as aulas de campo e visitações sem dúvida pode promover uma aprendizagem mais significativa e concreta para os estudantes, partindo desse pressuposto estruturamos o projeto didático Paraíba: “Minha Terra, Meu Lugar” que teve como objetivo realizar com os estudantes dos níveis fundamental e médio da EEEFM José Soares de Carvalho uma pesquisa prática e interdisciplinar sobre o estado da Paraíba a fim de conhecermos melhor e concretamente o estado em que vivemos, de acordo com seus aspectos ambientais, ecológicos, históricos, geográficos, sociais, econômicos, políticos, turísticos e culturais. No decorrer de sua aplicação contamos com a efetiva participação dos pibidianos de Geografia, por meio principalmente de orientações de pesquisa e de produção de materiais a partir das ações propostas, como: pesquisa bibliográfica sobre o estado da Paraíba; elaboração de grupo de debate e divulgação virtual em rede social para exposição de fotos, textos e demais produções desenvolvidas no decorrer do projeto; trabalhos em grupos e seminários; oficinas artísticas com a preparação de uma peça teatral; aulas de campo; elaboração e confecção de cordéis, maquetes, cartazes, imagens e organização da exposição dos resultados do projeto. Dentre as ações realizadas merecem destaque as aulas de campo, que promoveram momentos de construção de conhecimentos, integração e fortalecimentos dos vínculos com o ambiente escolar. A interação da equipe docente e dos pibidianos em ajudar uns aos outros e trocar experiências positivas foi fundamental para o bom andamento das atividades e o êxito em todo o cronograma planejado.Buscando a interdisciplinaridade dos conteúdos trabalhados, traçamos como objetivo favorecer a compreensão do lugar em que vivemos de forma mais ampla, ressaltando seus aspectos positivos e analisando os aspectos negativos, senão de todo acreditamos que com as ações do projeto abrimos espaço para que os estudantes construírem seu senso crítico acerca do Estado da Paraíba e compreendam o papel que possuem enquanto cidadãos na busca do melhor desenvolvimento desse lugar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "PROJETO INTERDISCIPLINAR, PARAÍBA, METODOLOGIAS DE ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_24_10_2014_22_56_43_idinscrito_140_4b52a1938fd23595ff8a801d59eef2e4.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULA PRISCILA GOMES DO NASCIMENTO PINA"
    "autor_nome_curto" => "PAULA PINA"
    "autor_email" => "paulapgnascimento@yahoo.c"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10093
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 349
    "inscrito_id" => 140
    "titulo" => "O PROJETO PARAÍBA: “MINHA TERRA, MEU LUGAR”  E AS CONTRIBUIÇÕES DOS PIBIDIANOS"
    "resumo" => "Pensar em uma proposta de trabalho educativo que leve o estudante a compreender o meio em que vive, por meio da pesquisa orientada e prática, com as aulas de campo e visitações sem dúvida pode promover uma aprendizagem mais significativa e concreta para os estudantes, partindo desse pressuposto estruturamos o projeto didático Paraíba: “Minha Terra, Meu Lugar” que teve como objetivo realizar com os estudantes dos níveis fundamental e médio da EEEFM José Soares de Carvalho uma pesquisa prática e interdisciplinar sobre o estado da Paraíba a fim de conhecermos melhor e concretamente o estado em que vivemos, de acordo com seus aspectos ambientais, ecológicos, históricos, geográficos, sociais, econômicos, políticos, turísticos e culturais. No decorrer de sua aplicação contamos com a efetiva participação dos pibidianos de Geografia, por meio principalmente de orientações de pesquisa e de produção de materiais a partir das ações propostas, como: pesquisa bibliográfica sobre o estado da Paraíba; elaboração de grupo de debate e divulgação virtual em rede social para exposição de fotos, textos e demais produções desenvolvidas no decorrer do projeto; trabalhos em grupos e seminários; oficinas artísticas com a preparação de uma peça teatral; aulas de campo; elaboração e confecção de cordéis, maquetes, cartazes, imagens e organização da exposição dos resultados do projeto. Dentre as ações realizadas merecem destaque as aulas de campo, que promoveram momentos de construção de conhecimentos, integração e fortalecimentos dos vínculos com o ambiente escolar. A interação da equipe docente e dos pibidianos em ajudar uns aos outros e trocar experiências positivas foi fundamental para o bom andamento das atividades e o êxito em todo o cronograma planejado.Buscando a interdisciplinaridade dos conteúdos trabalhados, traçamos como objetivo favorecer a compreensão do lugar em que vivemos de forma mais ampla, ressaltando seus aspectos positivos e analisando os aspectos negativos, senão de todo acreditamos que com as ações do projeto abrimos espaço para que os estudantes construírem seu senso crítico acerca do Estado da Paraíba e compreendam o papel que possuem enquanto cidadãos na busca do melhor desenvolvimento desse lugar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "PROJETO INTERDISCIPLINAR, PARAÍBA, METODOLOGIAS DE ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_24_10_2014_22_56_43_idinscrito_140_4b52a1938fd23595ff8a801d59eef2e4.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULA PRISCILA GOMES DO NASCIMENTO PINA"
    "autor_nome_curto" => "PAULA PINA"
    "autor_email" => "paulapgnascimento@yahoo.c"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Pensar em uma proposta de trabalho educativo que leve o estudante a compreender o meio em que vive, por meio da pesquisa orientada e prática, com as aulas de campo e visitações sem dúvida pode promover uma aprendizagem mais significativa e concreta para os estudantes, partindo desse pressuposto estruturamos o projeto didático Paraíba: “Minha Terra, Meu Lugar” que teve como objetivo realizar com os estudantes dos níveis fundamental e médio da EEEFM José Soares de Carvalho uma pesquisa prática e interdisciplinar sobre o estado da Paraíba a fim de conhecermos melhor e concretamente o estado em que vivemos, de acordo com seus aspectos ambientais, ecológicos, históricos, geográficos, sociais, econômicos, políticos, turísticos e culturais. No decorrer de sua aplicação contamos com a efetiva participação dos pibidianos de Geografia, por meio principalmente de orientações de pesquisa e de produção de materiais a partir das ações propostas, como: pesquisa bibliográfica sobre o estado da Paraíba; elaboração de grupo de debate e divulgação virtual em rede social para exposição de fotos, textos e demais produções desenvolvidas no decorrer do projeto; trabalhos em grupos e seminários; oficinas artísticas com a preparação de uma peça teatral; aulas de campo; elaboração e confecção de cordéis, maquetes, cartazes, imagens e organização da exposição dos resultados do projeto. Dentre as ações realizadas merecem destaque as aulas de campo, que promoveram momentos de construção de conhecimentos, integração e fortalecimentos dos vínculos com o ambiente escolar. A interação da equipe docente e dos pibidianos em ajudar uns aos outros e trocar experiências positivas foi fundamental para o bom andamento das atividades e o êxito em todo o cronograma planejado.Buscando a interdisciplinaridade dos conteúdos trabalhados, traçamos como objetivo favorecer a compreensão do lugar em que vivemos de forma mais ampla, ressaltando seus aspectos positivos e analisando os aspectos negativos, senão de todo acreditamos que com as ações do projeto abrimos espaço para que os estudantes construírem seu senso crítico acerca do Estado da Paraíba e compreendam o papel que possuem enquanto cidadãos na busca do melhor desenvolvimento desse lugar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.