Esse trabalho tem por intuito propor uma reflexão sobre o contexto da leitura e escrita de alunos do Ensino Fundamental II e, a partir disso, apresentar meios que auxiliem professores que se deparam com alunos ainda em processo de alfabetização. Os impactos da pandemia na alfabetização de estudantes, que idealmente deveria ocorrer no Ensino Fundamental I, são sentidos cotidianamente pela figura docente em sala de aula, sendo muitas vezes desconsiderados no planejamento de cronogramas de conteúdos e calendário escolar. É possível perceber uma preocupação maior voltada para conteúdos e cumprimento de datas, desconsiderando o currículo real e a parte diversificada de cada realidade individual em cada sala de aula, que são também assegurados pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular). As defasagens percebidas no contexto atual de sala de aula dificultam o desenvolvimento do aluno, tanto no aspecto pedagógico quanto social. Além disso, há os agravamentos que decorrem do contexto familiar, a falta de formação adequada dos professores acerca da didática e currículo que se adequem às necessidades reais dos estudantes. Portanto, com base na teoria de aprendizagens significativas do autor David Ausubel, esse trabalho visa contribuir com a ampliação de estratégias contextualizadas voltadas para as práticas pedagógicas interdisciplinares nos anos finais.