A leitura é uma das habilidades mais importantes para o desenvolvimento cognitivo, emocional e, principalmente, sociointeracional de uma criança em desenvolvimento. A primeira fase da infância é o período em que as crianças estão mais abertas para aprender e absorver as novas informações que lhes são proporcionadas, tornando esse momento uma fase crucial para incentivar o hábito da leitura precoce. Neste trabalho, discutiremos a importância da leitura na primeira infância, apresentando propostas de metodologias e recursos que ajudam a incentivar o hábito da leitura nos/as pequenos/as. Segundo Vygotsky (2001), em sua Teoria Sociocultural, a leitura compartilhada entre adultos e crianças cria uma zona de desenvolvimento proximal na qual a criança é capaz de avançar em seu desenvolvimento cognitivo, por meio da interação com um adulto mais experiente. Esse aspecto cognitivo da leitura encontra respaldo nas pesquisas de Kleiman (2009), Ribeiro (2016) e Bencke (2020), por exemplo. Além disso, a leitura em voz alta ajuda a desenvolver habilidades de linguagem, incluindo o vocabulário, a compreensão oral e a capacidade de contar histórias, habilidades tão requeridas atualmente com a chegada da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018). Tomando como referência o aporte teórico apresentado, buscaremos apresentar um apanhado dos resultados das pesquisas mais atuais sobre os principais formatos, recursos e concepções de leitura predominantes em escolas de educação básica brasileiras. Os resultados prévios sugerem uma mudança paradigmática na forma de os/as alunos/as e professores/as conceberem a prática da leitura, todavia com olhares predominantemente estáticos ao uso de recursos.