Este trabalho buscou utilizar a fotografia como ferramenta de interdisciplinaridade entre as ciências, alinhado às correntes teórico-metodológicas que orientam um ensino inter, trans e multidisciplinar, mobilizando a integração de diferentes áreas do conhecimento para promover o processo de ensino-aprendizagem global dos discentes do ensino médio tecnológico de uma escola pública, no município de Santa Izabel, no estado do Pará. Os professores envolvidos nesse projeto são lotados na 11ª Unidade Regional de Ensino, responsável por 8 municípios, dentre eles, os municípios de Santa Izabel e de São Caetano de Odivelas, onde atuam os referidos docentes. Nesse projeto aliou-se os conhecimentos de química na técnica de revelação e fixação da imagem no papel fotográfico; a expressão da linguagem visual; o trabalho com perspectiva, luz e sombra e enquadramento; além da valorização na representação de atores sociais, tendo como culminância a exposição fotográfica sob o título “Mulher pode ser e estar onde ela quiser”. Os resultados obtidos na exposição fotográfica, realizada pelos alunos, com orientação dos professores, foram satisfatórios, uma vez que os mesmos passaram a valorizar e validar a atuação das mulheres com quem convivem, nas mais diversas atividades, mesmo aquelas invisibilizadas pelo costume, como por exemplo a atividade doméstica e de produção nas casas de farinha. O trabalho despertou a sensibilidade, o estranhamento, a empatia e a autoidentificação não só entre os autores das imagens, mas também entre as mulheres retratadas e a comunidade escolar, comprovado por meio de um dispositivo intitulado: “Caixa de emoções”, instalado na exposição com a finalidade de registrar de forma escrita as sensações e sentimentos despertados nos visitantes após a experiência estética.