A construção de mapas conceituais vem tornando-se um método amplamente explorado em salas de aula como ferramenta para um aprendizado mais efetivo e como forma de avaliação, pois para que uma aprendizagem significativa aconteça é necessário o uso de metodologias e estratégias que estimulem o estudante a interagir com o conteúdo. Nesse sentido, os mapas conceituais são uma importante ferramenta pedagógica, servindo como uma forma de avaliar a aprendizagem e a estrutura cognitiva do educando. Isto posto, o trabalho tem por finalidade reportar a experiência vivenciada por duas licenciandas do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), durante a aplicação de uma intervenção realizada com uma turma de 1° ano do ensino médio profissionalizante da rede estadual de ensino na cidade de Sobral-CE. A atividade de intervenção foi proposta pela disciplina de "Práticas de Ensino em Biologia I" (disciplina da grade curricular do curso), com o objetivo de elaboração de mapas conceituais sobre a temática “Célula”, discutida em sala com a utilização de um aplicativo que possibilitou a visualização das estruturas celulares em 3D. Os mapas construídos pelos estudantes foram avaliados segundo alguns critérios estabelecidos pelas licenciandas, tais como: organização e coerência conceitual. Com a análise dos mapas, considerou-se uma ferramenta de fundamental importância para a compreensão de níveis de aprendizado assim como avaliação da própria prática pedagógica.