CONSTRUINDO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO METODOLOGIA ATIVA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96697 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2718 "inscrito_id" => 6032 "titulo" => "CONSTRUINDO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO METODOLOGIA ATIVA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "A construção de mapas conceituais vem tornando-se um método amplamente explorado em salas de aula como ferramenta para um aprendizado mais efetivo e como forma de avaliação, pois para que uma aprendizagem significativa aconteça é necessário o uso de metodologias e estratégias que estimulem o estudante a interagir com o conteúdo. Nesse sentido, os mapas conceituais são uma importante ferramenta pedagógica, servindo como uma forma de avaliar a aprendizagem e a estrutura cognitiva do educando. Isto posto, o trabalho tem por finalidade reportar a experiência vivenciada por duas licenciandas do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), durante a aplicação de uma intervenção realizada com uma turma de 1° ano do ensino médio profissionalizante da rede estadual de ensino na cidade de Sobral-CE. A atividade de intervenção foi proposta pela disciplina de "Práticas de Ensino em Biologia I" (disciplina da grade curricular do curso), com o objetivo de elaboração de mapas conceituais sobre a temática “Célula”, discutida em sala com a utilização de um aplicativo que possibilitou a visualização das estruturas celulares em 3D. Os mapas construídos pelos estudantes foram avaliados segundo alguns critérios estabelecidos pelas licenciandas, tais como: organização e coerência conceitual. Com a análise dos mapas, considerou-se uma ferramenta de fundamental importância para a compreensão de níveis de aprendizado assim como avaliação da própria prática pedagógica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6032_TB2718_22112023222255.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUYANE DO NASCIMENTO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "SUYANE" "autor_email" => "suyane.rodrigues@outlook." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96697 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2718 "inscrito_id" => 6032 "titulo" => "CONSTRUINDO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO METODOLOGIA ATIVA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "A construção de mapas conceituais vem tornando-se um método amplamente explorado em salas de aula como ferramenta para um aprendizado mais efetivo e como forma de avaliação, pois para que uma aprendizagem significativa aconteça é necessário o uso de metodologias e estratégias que estimulem o estudante a interagir com o conteúdo. Nesse sentido, os mapas conceituais são uma importante ferramenta pedagógica, servindo como uma forma de avaliar a aprendizagem e a estrutura cognitiva do educando. Isto posto, o trabalho tem por finalidade reportar a experiência vivenciada por duas licenciandas do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), durante a aplicação de uma intervenção realizada com uma turma de 1° ano do ensino médio profissionalizante da rede estadual de ensino na cidade de Sobral-CE. A atividade de intervenção foi proposta pela disciplina de "Práticas de Ensino em Biologia I" (disciplina da grade curricular do curso), com o objetivo de elaboração de mapas conceituais sobre a temática “Célula”, discutida em sala com a utilização de um aplicativo que possibilitou a visualização das estruturas celulares em 3D. Os mapas construídos pelos estudantes foram avaliados segundo alguns critérios estabelecidos pelas licenciandas, tais como: organização e coerência conceitual. Com a análise dos mapas, considerou-se uma ferramenta de fundamental importância para a compreensão de níveis de aprendizado assim como avaliação da própria prática pedagógica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6032_TB2718_22112023222255.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUYANE DO NASCIMENTO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "SUYANE" "autor_email" => "suyane.rodrigues@outlook." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }