O processo de formação docente é de extrema importância, por ter a responsabilidade de fornecer ao futuro professor as capacidades necessárias ao exercício da profissão, podendo alinhar teoria e prática no desenvolvimento de suas atividades, além de torná-lo ciente do importante papel desenvolvido pelo profissional docente no processo educacional. As experiências vividas e dificuldades enfrentadas durante a realização do estágio são importantes para o docente em formação, à medida que tais situações desempenham um papel significativo para a construção de sua identidade docente. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo relatar as experiências vivenciadas durante o período de realização do Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFMA — Campus Caxias, no período pós-quarentena em uma escola da rede pública da cidade de Caxias — Ma. Durante os períodos de observação e regência ficou evidente a deficiência quanto ao nível de conhecimento básico dos alunos causada por um sistema de ensino ineficiente e prejudicado de forma drástica pela paralisação e posterior retomada das aulas em formato remoto. Quanto às competências necessárias ao exercício da profissão docente, as problemáticas surgidas durante o cumprimento da carga horária de estágio tiveram grande influência para o desenvolvimento e amadurecimento destas.