Este artigo propõe uma abordagem inovadora para o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras por meio do uso de histórias em quadrinhos. Ao inserir o uso das histórias em quadrinho o professor de língua estrangeira tem o escopo de explorar o potencial do uso do gênero textual como ferramenta pedagógica para engajar os alunos e facilitar a assimilação de conteúdos linguísticos. Assim, o uso do lúdico tem se mostrado eficaz na promoção de um ambiente educacional motivador e engajador, favorecendo a aquisição de habilidades linguísticas de forma prazerosa. Nesse contexto, através de uma revisão teórica, objetivamos nesse escrito identificar as bases conceituais que sustentam essa metodologia, destacando o papel das histórias em quadrinhos como instrumento facilitador da comunicação e do desenvolvimento das habilidades linguística, assim como recurso didático. Além disso, apresentamos uma proposta de metodologia que integra atividades de criação e produção de quadrinhos no contexto de sala de aula, envolvendo os alunos de forma ativa e criativa. A discussão envolve considerações sobre o potencial das histórias em quadrinhos no desenvolvimento de habilidades comunicativas, compreensão textual e vocabulário, bem como a promoção de um ambiente colaborativo de aprendizagem. Trata-se de uma revisão bibliográfica exploratória (GIL, 2002), pela qual destacamos a relevância do uso do lúdico no ensino de línguas estrangeiras e os benefícios da utilização das histórias em quadrinhos, a partir do entendimento que a utilização dessa abordagem resulte em melhores resultados no aprendizado de línguas estrangeiras, promovendo a motivação e o interesse dos alunos.