O presente trabalho almeja explanar os resultados obtidos no decorrer de uma pesquisa em Educação abarcando o Projeto Político-Pedagógico (PPP) de 3 (três) escolas estaduais e suas relações envolvendo os agentes circundantes: gestores/pedagogos, professores e alunos. O método de coleta de dados se deu por meio de entrevistas. Optou-se por selecionar 1 (um) gestor/pedagogo, 1 (um) professor e 1 (um) aluno para responder a um questionário previamente elaborado, sendo este adequado com perguntas direcionadas à cada público, relacionando as possibilidades do PPP em relação à capacidade de transformação social, integração entre os agentes escolares (comunidade, professores, alunos e equipe gestora) e importância de elementos contidos no documento. A análise de dados, intercalando com a análise dos Projetos Político-Pedagógicos foi mediada pelo Materialismo Histórico-Dialético, valendo-se das categorias alienação e contradição. Para tal, as referências em destaque são Veiga (2010), Medel (2012), Saviani (2019), Marx (2003), Cheptulin (2004), Lukács (2018) e Mészáros (2006). Os resultados expressaram que, apesar do PPP ser um documento norteador de fundamental importância para a organização escolar, proporcionador da gestão democrática, e capaz de desencadear o aprimoramento da vida humana, existe a desarticulação entre esses três agentes interessados no/do Projeto Político-Pedagógico, e esta se dá em detrimento de atitudes no particular, ou seja, no cotidiano das relações dentro da instituição de ensino; e no macro, por imposições governamentais, como a contratação de professores por Processo Seletivo Seriado (PSS) e a ausência de tempo para abordar o documento com esses novos profissionais que adentram à escola.