A educação perpassa periodicamente por mudanças na busca para atender as demandas geradas pela sociedade. Nesta perspectiva, novas abordagens metodológicas têm surgido e vêm sendo empregadas com a finalidade de materializar esse objetivo. Destaca-se entre os novos recursos digitais as Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs, que nas últimas décadas têm ganhado espaço quanto sua utilização em diversas áreas da educação. Visando contribuir com o processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Química, este trabalho contou com a participação dos estudantes do 2° ano do curso Técnico em Química, do Instituto Federal do Amapá (IFAP), campus Macapá – AP. Para isto, utilizou-se como instrumento de trabalho o celular, item frequente na rotina para a realização de tarefas simples, como comunicação e acesso a informações sociais, jogos entre outros. Os objetivos foram: propor o uso do Padlet como uma ferramenta de aprendizagem ativa em Química, observar a participação dos estudantes quanto a utilização do Padlet durante a nova dinâmica de aula e avaliar de que maneira o Padlet ajudou no processo de ensino e aprendizagem, estimulando o protagonismo do educando. Metodologicamente, esta pesquisa classifica-se como básica do tipo descritiva, com abordagem quali-quantitativa. Desta forma, na plataforma Padlet inseriu-se a produção de material dos estudantes em um mural virtual como vídeos, arquivos de texto, imagens, gifs, links, etc. Esta ferramenta possibilita o direcionamento de pesquisas sobre determinado tema, a fim de que o estudante crie ideias e exponha pensamentos sobre o objeto de estudo viabilizando a construção de conhecimentos através da reflexão de temas pertinentes ao seu cotidiano. Em vista disso, foi possível promover engajamento dos estudantes, flexibilidade, aprendizado combinado com a inclusão desta ferramenta tecnológica, uma vez que, o foco do processo de aprendizagem passou a ser o estudante, o que consequentemente permitiu dar-lhe o papel de protagonista do seu aprendizado.