Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIAS ATIVAS: UTILIZAÇÃO DO PADLET PARA DINAMIZAR AS AULAS DE QUÍMICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101024
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8672
    "inscrito_id" => 25396
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS: UTILIZAÇÃO DO PADLET PARA DINAMIZAR AS AULAS DE QUÍMICA"
    "resumo" => "A educação perpassa periodicamente por mudanças na busca para atender as demandas geradas pela sociedade. Nesta perspectiva, novas abordagens metodológicas têm surgido e vêm sendo empregadas com a finalidade de materializar esse objetivo. Destaca-se entre os novos recursos digitais as Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs, que nas últimas décadas têm ganhado espaço quanto sua utilização em diversas áreas da educação. Visando contribuir com o processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Química, este trabalho contou com a participação dos estudantes do 2° ano do curso Técnico em Química, do Instituto Federal do Amapá (IFAP), campus Macapá – AP. Para isto, utilizou-se como instrumento de trabalho o celular, item frequente na rotina para a realização de tarefas simples, como comunicação e acesso a informações sociais, jogos entre outros. Os objetivos foram: propor o uso do Padlet como uma ferramenta de aprendizagem ativa em Química, observar a participação dos estudantes quanto a utilização do Padlet durante a nova dinâmica de aula e avaliar de que maneira o Padlet ajudou no processo de ensino e aprendizagem, estimulando o protagonismo do educando. Metodologicamente, esta pesquisa classifica-se como básica do tipo descritiva, com abordagem quali-quantitativa. Desta forma, na plataforma Padlet inseriu-se a produção de material dos estudantes em um mural virtual como vídeos, arquivos de texto, imagens, gifs, links, etc. Esta ferramenta possibilita o direcionamento de pesquisas sobre determinado tema, a fim de que o estudante crie ideias e exponha pensamentos sobre o objeto de estudo viabilizando a construção de conhecimentos através da reflexão de temas pertinentes ao seu cotidiano. Em vista disso, foi possível promover engajamento dos estudantes, flexibilidade, aprendizado combinado com a inclusão desta ferramenta tecnológica, uma vez que, o foco do processo de aprendizagem passou a ser o estudante, o que consequentemente permitiu dar-lhe o papel de protagonista do seu aprendizado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25396_TB8672_20112023165834.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LILIAM SHEILA ALVES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LILIAM"
    "autor_email" => "alvessheila2809@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ (IFAP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101024
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8672
    "inscrito_id" => 25396
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS: UTILIZAÇÃO DO PADLET PARA DINAMIZAR AS AULAS DE QUÍMICA"
    "resumo" => "A educação perpassa periodicamente por mudanças na busca para atender as demandas geradas pela sociedade. Nesta perspectiva, novas abordagens metodológicas têm surgido e vêm sendo empregadas com a finalidade de materializar esse objetivo. Destaca-se entre os novos recursos digitais as Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs, que nas últimas décadas têm ganhado espaço quanto sua utilização em diversas áreas da educação. Visando contribuir com o processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Química, este trabalho contou com a participação dos estudantes do 2° ano do curso Técnico em Química, do Instituto Federal do Amapá (IFAP), campus Macapá – AP. Para isto, utilizou-se como instrumento de trabalho o celular, item frequente na rotina para a realização de tarefas simples, como comunicação e acesso a informações sociais, jogos entre outros. Os objetivos foram: propor o uso do Padlet como uma ferramenta de aprendizagem ativa em Química, observar a participação dos estudantes quanto a utilização do Padlet durante a nova dinâmica de aula e avaliar de que maneira o Padlet ajudou no processo de ensino e aprendizagem, estimulando o protagonismo do educando. Metodologicamente, esta pesquisa classifica-se como básica do tipo descritiva, com abordagem quali-quantitativa. Desta forma, na plataforma Padlet inseriu-se a produção de material dos estudantes em um mural virtual como vídeos, arquivos de texto, imagens, gifs, links, etc. Esta ferramenta possibilita o direcionamento de pesquisas sobre determinado tema, a fim de que o estudante crie ideias e exponha pensamentos sobre o objeto de estudo viabilizando a construção de conhecimentos através da reflexão de temas pertinentes ao seu cotidiano. Em vista disso, foi possível promover engajamento dos estudantes, flexibilidade, aprendizado combinado com a inclusão desta ferramenta tecnológica, uma vez que, o foco do processo de aprendizagem passou a ser o estudante, o que consequentemente permitiu dar-lhe o papel de protagonista do seu aprendizado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25396_TB8672_20112023165834.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LILIAM SHEILA ALVES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LILIAM"
    "autor_email" => "alvessheila2809@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ (IFAP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A educação perpassa periodicamente por mudanças na busca para atender as demandas geradas pela sociedade. Nesta perspectiva, novas abordagens metodológicas têm surgido e vêm sendo empregadas com a finalidade de materializar esse objetivo. Destaca-se entre os novos recursos digitais as Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs, que nas últimas décadas têm ganhado espaço quanto sua utilização em diversas áreas da educação. Visando contribuir com o processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Química, este trabalho contou com a participação dos estudantes do 2° ano do curso Técnico em Química, do Instituto Federal do Amapá (IFAP), campus Macapá – AP. Para isto, utilizou-se como instrumento de trabalho o celular, item frequente na rotina para a realização de tarefas simples, como comunicação e acesso a informações sociais, jogos entre outros. Os objetivos foram: propor o uso do Padlet como uma ferramenta de aprendizagem ativa em Química, observar a participação dos estudantes quanto a utilização do Padlet durante a nova dinâmica de aula e avaliar de que maneira o Padlet ajudou no processo de ensino e aprendizagem, estimulando o protagonismo do educando. Metodologicamente, esta pesquisa classifica-se como básica do tipo descritiva, com abordagem quali-quantitativa. Desta forma, na plataforma Padlet inseriu-se a produção de material dos estudantes em um mural virtual como vídeos, arquivos de texto, imagens, gifs, links, etc. Esta ferramenta possibilita o direcionamento de pesquisas sobre determinado tema, a fim de que o estudante crie ideias e exponha pensamentos sobre o objeto de estudo viabilizando a construção de conhecimentos através da reflexão de temas pertinentes ao seu cotidiano. Em vista disso, foi possível promover engajamento dos estudantes, flexibilidade, aprendizado combinado com a inclusão desta ferramenta tecnológica, uma vez que, o foco do processo de aprendizagem passou a ser o estudante, o que consequentemente permitiu dar-lhe o papel de protagonista do seu aprendizado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.