A classificação das espécies vegetais é baseada em características morfológicas, anatômicas e fisiológicas das plantas. As exsicatas são uma importante fonte de informação para a identificação e descrição das espécies, uma vez que permitem o estudo de características como a forma das folhas, a disposição das flores, o tipo de fruto e a estrutura das sementes. O presente trabalho visa relatar a experiência da construção de um herbário no Centro de Excelência Dom Luciano por alunos do ensino médio durante o desenvolvimento de uma eletiva intitulada: “Inovação e Sustentabilidade: A química do dia-a-dia”. Foram catalogadas 23 espécies através do auxílio do aplicativo Plant Net, em seguida, as partes das plantas coletadas foram desidratadas e prensadas, para que fossem mantidas em um bom estado de conservação e pudessem ser utilizadas para identificação e descrição das espécies. Os discentes envolvidos foram alunos de química e biologia de diferentes anos do ensino médio, onde foram envolvidos na imersão da aprendizagem de conceitos através da descrição do estudo fitoquímico das plantas estudadas. Foi de suma importância o recolhimento de relatos por parte das famílias dos alunos dos nomes populares das plantas e suas possíveis propriedades medicinais. Por fim, os discentes experimentaram o estudo das espécies botânicas através do uso das mídias digitais e do google acadêmico. Além disso, essas amostras são essenciais para a compreensão da biodiversidade e da taxonomia das plantas.