Caracterizada como uma jornada repleta de desafios, complexidades e possibilidades, a formação continuada de professores que ensinam matemática tem sido objeto de estudo de pesquisas e fomentada em debates acadêmicos que buscam construir um novo cenário para essa área. Este trabalho apresenta os resultados iniciais de uma pesquisa que está sendo desenvolvida sobre a formação continuada e necessidades formativas de professores que ensinam matemática por um grupo de estudos do IFRN/Campus Ceará-Mirim. Para efeitos deste trabalho, tem-se o objetivo de analisar as concepções, formas de implementação da formação continuada e suas contribuições para o trabalho pedagógico dos professores que ensinam matemática. O estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa. Constatou-se que ainda prevalece nas propostas de formação continuada dos docentes que ensinam matemática o formato de ações descontextualizadas da realidade do contexto escolar as quais não estabelecem relação com o cenário de atuação do docente. Os resultados indicam a necessidade de propostas que considerem os saberes docentes, assim como seu papel na condição de sujeitos no processo de formação contínua por meio de atividades que possibilitem a reflexão sobre o trabalho docente e contribuam para a ressignificação de suas práticas pedagógicas. Os dados parecem confirmar que, ao utilizar nas atividades de formação continuada estratégias que permitam aos professores que ensinam matemática atuarem como sujeitos, será dada contribuição mais efetiva para a construção de um olhar crítico-reflexivo sobre a sua prática, proporcionando a tomada de consciência sobre os diferentes aspectos da ação educativa, assim como na elaboração de estratégias facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem.