ROMERO, Márcia Cicci et al.. A eja atrelada a uma educação permanente e ao longo da vida. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/97911>. Acesso em: 23/12/2024 01:15
Este artigo tem como objeto de estudo a Educação de jovens de adultos, a educação permanente e a aprendizagem ao longo da vida. A metodologia utilizada nesse artigo foi bibliográfica e teve como objetivo de investigar a conexão entre a educação de jovens e adultos, a educação permanente e a aprendizagem ao longo da vida. A Educação Permanente e educação ao longo da vida estão conectadas. É em 1979 com a Comissão de Educação da Unesco que a discussão sobre o tema teve início, sendo somente em 1990 que o termo Lifelong Learning ganha mais espaço com os estudos de Jacque Delors, principalmente em 1996 que foi tido como o ano da Educação ao Longo da Vida. Os principais autores utilizados foram Carrera; Souza; Gonzalez-Monteagudo (2016), Cordeiro; Barbosa; Maia (2021), Fernandes (2018), Freire (2009), Lima (2016), Miranda; Santos; Miguel (2021), Moraes (2006), Paula (2007), Sampaio (2009), Silva (2020) e Ventura (2013). Podemos constatar que para que se tenha uma educação ao longo da vida, permanente na Eja, é importante que o docente instigue o despertar da tomada de consciência do seu aluno na busca pelo ser mais, para exercer a sua autonomia, a sua cidadania e principalmente, uma educação que responda aos seus anseios mais urgentes para que consiga permanecer nos estudos.