Este trabalho teve como principal objetivo observar e coletar informações sobre as dificuldades e expectativas dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e atender qual o motivo do retorno aos estudos e a permanência destes nas escolas, verificar as dificuldades encontradas em permanecer na escola. A pesquisa foi fundamentada nos conceitos da Lei e Diretrizes e Base (LDB), na Constituição Brasileira e em autores científicos. A EJA é o estudo da aprendizagem dos jovens, que diante de diversos motivos enfrentaram a desistência escolar, por conta de algumas situações no passado e hoje retornaram para as salas de aula. Para a realização desta pesquisa, iniciamos os estudos acerca da EJA, em seguida a observação das escolas municipais de ensino fundamental Machado de Assis e escola municipal de ensino fundamental Janilce Souza Monteiro. Ao longo das observações e análise das observações realizadas das pesquisas, constatamos que os estudantes da EJA enfrentaram e enfrentam diversas dificuldades tanto no momento que desistiram dos estudos, quanto no retorno para as atividades. Ao examinar as condições das práticas escolares na EJA, pode-se constatar práticas conservadoras imersas em regras e rotinas de significados duvidosos para os estudantes, que além de não darem conta de uma realidade bastante complexa, não considera ou considera pouco as transformações dos diferentes tempos e espaços da sociedade. As políticas públicas e a luta do povo camponês muito têm influenciado para que isto aconteça. Para que a escola que temos seja a escola que queremos precisamos inventar meios de ensinar de forma lúdica, que desperte nos estudantes o gosto por estudar.