Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: UMA ANÁLISE CRÍTICA DOS PARÂMETROS AVALIATIVOS ADOTADOS PELOS PROFESSORES DO ENSINO NO BRASIL

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as práticas avaliativas adotadas por professores no âmbito da educação básica brasileira. Essa pesquisa será de abordagem qualitativa do tipo exploratória, baseando-se em autores que discutem o tema da avaliação. Para isso, evidencia as raízes das práticas avaliativas tradicionais que, desde o século XVI, são influenciadas por diferentes pedagogias. Além disso, advoga que a implantação de um sistema caótico no ambiente educacional gera diversos problemas, como a desmotivação dos discentes e a falta de autonomia dos professores. Neste contexto, a pressão por resultados estatísticos pode levar à perda de qualidade no processo de aprendizagem e gerar ansiedade nos estudantes. O texto defende que a educação deva ser mais humanizada, considerando as necessidades individuais dos estudantes e que a avaliação deva favorecer o desenvolvimento integral destes sujeitos, priorizando suas habilidades socioemocionais e éticas. O presente trabalho apresenta ainda os diferentes tipos de avaliação, incluindo a avaliação diagnóstica, somativa, mediadora e formativa, destacando a importância de uma abordagem formativa que se preocupe não apenas com a nota final, mas com o processo de aprendizagem dos discentes. Os resultados a serem obtidos é a formação de cidadãos conscientes e responsáveis, capazes de lidar com a diversidade e de se relacionar de forma empática com os outros.

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