Este artigo foi desenvolvido a partir de vivências em sala de aula do Ensino Fundamental I junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, da área de Dança (Pibid-Dança), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Leonel da Franca, localizada no bairro Ernesto Geisel, periferia da cidade de João Pessoa/Paraíba. Entende-se as aulas de Dança, dentro do componente curricular Arte, como espaço potente para discussões e reflexões de temáticas diversas como, por exemplo, as questões de gênero e sexualidade. Isso porque a dança tem como principal instrumento de trabalho o corpo, o que corrobora com o aprofundamento dessas discussões. Desse modo, busca-se desenvolver práticas pedagógicas que abordem os temas citados nas discussões realizadas em sala de aula e que reflitam na comunidade escolar, desmitificando idéias e pensamentos preconceituosos. Para tal, tem-se amparo em teóricos/as como Guacira Lopes Louro (1998; 2000); Letícia Nascimento (2021); Beatriz Accioly Lins, Bernardo Fonseca Machado e Michele Escoura (2016), Maria Homem e Contardo Calligaris(2019), dentre outros/as. Procura-se, portanto, discutir sobre as seguintes perguntas: quais os impactos que o trato dessas questões na escola podem ser percebidos na formação para a cidadania? Como as reflexões sobre o corpo e as percepções sobre a construção dos sujeitos podem influenciar as relações inter e intrapessoais no ambiente escolar? Como o trato de questões de gênero e sexualidade pode contribuir para o ensino de dança na escola? E como o ensino de dança na escola pode fomentar discussões referentes a gênero e sexualidade?