Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GÊNERO E SEXUALIDADE NAS AULAS DE DANÇA DO COMPONENTE CURRICULAR ARTE: REFLEXÕES DO PIBID DANÇA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99384
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6229
    "inscrito_id" => 21629
    "titulo" => "GÊNERO E SEXUALIDADE NAS AULAS DE DANÇA DO COMPONENTE CURRICULAR ARTE: REFLEXÕES DO PIBID DANÇA"
    "resumo" => "Este artigo foi desenvolvido a partir de vivências em sala de aula do Ensino Fundamental I junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, da área de Dança (Pibid-Dança), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Leonel da Franca, localizada no bairro Ernesto Geisel, periferia da cidade de João Pessoa/Paraíba. Entende-se as aulas de Dança, dentro do componente curricular Arte, como espaço potente para discussões e reflexões de temáticas diversas como, por exemplo, as questões de gênero e sexualidade. Isso porque a dança tem como principal instrumento de trabalho o corpo, o que corrobora com o aprofundamento dessas discussões. Desse modo, busca-se desenvolver práticas pedagógicas que abordem os temas citados nas discussões realizadas em sala de aula e que reflitam na comunidade escolar, desmitificando idéias e pensamentos preconceituosos. Para tal, tem-se amparo em teóricos/as como Guacira Lopes Louro (1998; 2000); Letícia Nascimento (2021); Beatriz Accioly Lins, Bernardo Fonseca Machado e Michele Escoura (2016), Maria Homem e Contardo Calligaris(2019), dentre outros/as. Procura-se, portanto, discutir sobre as seguintes perguntas: quais os impactos que o trato dessas questões na escola podem ser percebidos na formação para a cidadania? Como as reflexões sobre o corpo e as percepções sobre a construção dos sujeitos podem influenciar as relações inter e intrapessoais no ambiente escolar? Como o trato de questões de gênero e sexualidade pode contribuir para o ensino de dança na escola? E como o ensino de dança na escola pode fomentar discussões referentes a gênero e sexualidade?"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID21629_TB6229_10122023203244.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROANA BORGES BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "ROANA"
    "autor_email" => "roana_borges@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99384
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6229
    "inscrito_id" => 21629
    "titulo" => "GÊNERO E SEXUALIDADE NAS AULAS DE DANÇA DO COMPONENTE CURRICULAR ARTE: REFLEXÕES DO PIBID DANÇA"
    "resumo" => "Este artigo foi desenvolvido a partir de vivências em sala de aula do Ensino Fundamental I junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, da área de Dança (Pibid-Dança), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Leonel da Franca, localizada no bairro Ernesto Geisel, periferia da cidade de João Pessoa/Paraíba. Entende-se as aulas de Dança, dentro do componente curricular Arte, como espaço potente para discussões e reflexões de temáticas diversas como, por exemplo, as questões de gênero e sexualidade. Isso porque a dança tem como principal instrumento de trabalho o corpo, o que corrobora com o aprofundamento dessas discussões. Desse modo, busca-se desenvolver práticas pedagógicas que abordem os temas citados nas discussões realizadas em sala de aula e que reflitam na comunidade escolar, desmitificando idéias e pensamentos preconceituosos. Para tal, tem-se amparo em teóricos/as como Guacira Lopes Louro (1998; 2000); Letícia Nascimento (2021); Beatriz Accioly Lins, Bernardo Fonseca Machado e Michele Escoura (2016), Maria Homem e Contardo Calligaris(2019), dentre outros/as. Procura-se, portanto, discutir sobre as seguintes perguntas: quais os impactos que o trato dessas questões na escola podem ser percebidos na formação para a cidadania? Como as reflexões sobre o corpo e as percepções sobre a construção dos sujeitos podem influenciar as relações inter e intrapessoais no ambiente escolar? Como o trato de questões de gênero e sexualidade pode contribuir para o ensino de dança na escola? E como o ensino de dança na escola pode fomentar discussões referentes a gênero e sexualidade?"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID21629_TB6229_10122023203244.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROANA BORGES BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "ROANA"
    "autor_email" => "roana_borges@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo foi desenvolvido a partir de vivências em sala de aula do Ensino Fundamental I junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, da área de Dança (Pibid-Dança), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Leonel da Franca, localizada no bairro Ernesto Geisel, periferia da cidade de João Pessoa/Paraíba. Entende-se as aulas de Dança, dentro do componente curricular Arte, como espaço potente para discussões e reflexões de temáticas diversas como, por exemplo, as questões de gênero e sexualidade. Isso porque a dança tem como principal instrumento de trabalho o corpo, o que corrobora com o aprofundamento dessas discussões. Desse modo, busca-se desenvolver práticas pedagógicas que abordem os temas citados nas discussões realizadas em sala de aula e que reflitam na comunidade escolar, desmitificando idéias e pensamentos preconceituosos. Para tal, tem-se amparo em teóricos/as como Guacira Lopes Louro (1998; 2000); Letícia Nascimento (2021); Beatriz Accioly Lins, Bernardo Fonseca Machado e Michele Escoura (2016), Maria Homem e Contardo Calligaris(2019), dentre outros/as. Procura-se, portanto, discutir sobre as seguintes perguntas: quais os impactos que o trato dessas questões na escola podem ser percebidos na formação para a cidadania? Como as reflexões sobre o corpo e as percepções sobre a construção dos sujeitos podem influenciar as relações inter e intrapessoais no ambiente escolar? Como o trato de questões de gênero e sexualidade pode contribuir para o ensino de dança na escola? E como o ensino de dança na escola pode fomentar discussões referentes a gênero e sexualidade?

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.