O presente trabalho relata algumas ricas experiências proporcionadas pelo Programa Residência Pedagógica ambientado na escola Municipal de Ensino Fundamental Xavier Júnior, mais especificamente na turma do terceiro ano B, com 17 crianças matriculadas. Partindo de uma perspectiva de observação participante alinhada com os momentos de regência surgem experiências únicas que colocam a prova os residentes à frente da turma. Para além do relato busca-se analisar como essas experiências serviram de ponto de partida para a elaboração de planos de aula que se adaptassem ao perfil de estudantes presentes na realidade da turma em questão. Tendo como principal referência os estudos do Dr. Prof. António Nóvoa sobre a prática do professor pesquisador reflexivo, este trabalho analisa a Residência Pedagógica como um espaço de prática da reflexão docente no momento de formação dos professores enquanto procura identificar a eficiência do mesmo como tal, considerando a influência de professoras experientes nos trabalhos desenvolvidos pelos residentes. De modo geral procura-se, utilizando-se das experiências proporcionadas através da Residência Pedagógica, enaltecer a importância de uma formação docente que consiga alinhar a teoria e a prática dentro de seus currículos, garantindo assim uma formação mais completa e eficaz preparando o profissional da educação para o cenário educacional atual que surge cheio de incertezas.