Este trabalho se propõe a refletir sobre as repercussões dos processos de ensino-aprendizagem em Dança a partir da experiência sensorial “Pode Sentir!”. A vivência foi desenvolvida pelos discentes do curso de Licenciatura em Dança, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, da área de Dança (Pibid Dança), sendo realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Padre Leonel da Franca, localizada no bairro Geisel, periferia de João Pessoa-PB, no componente curricular Artes/Dança. Nessa atividade foram utilizados estímulos sonoros, táteis e visuais com o intuito de estimular reflexões acerca das questões ambientais e dos contextos sociais que envolvem os povos indígenas, fomentar a conexão com os elementos da natureza e incentivar a movência corporal dos estudantes. Desse modo, organizamos este estudo em diálogo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com as Leis de n° 9.795/1999, que discorre sobre a educação ambiental e n° 11.645/2008, que torna obrigatório o estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira na Educação Básica, e com as políticas e orientações educacionais do município de João Pessoa-PB. Posteriormente, a partir do relato da experiência realizada, destacamos os resultados obtidos com a prática pedagógica e suas repercussões no ambiente escolar. Por fim, consideramos esta experiência essencial para discutir os modos com que a dança pode ser desenvolvida na escola, fomentando, nesse caso, reflexões sobre o meio ambiente e os povos originários, e demonstrando sua importância para a formação de cidadãos conscientes, criativos, críticos e reflexivos diante do mundo que os circunda.