PODE SENTIR!: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DE DANÇA NO ENSINO FUNDAMENTAL I
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99705 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6654 "inscrito_id" => 21966 "titulo" => "PODE SENTIR!: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DE DANÇA NO ENSINO FUNDAMENTAL I" "resumo" => "Este trabalho se propõe a refletir sobre as repercussões dos processos de ensino-aprendizagem em Dança a partir da experiência sensorial “Pode Sentir!”. A vivência foi desenvolvida pelos discentes do curso de Licenciatura em Dança, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, da área de Dança (Pibid Dança), sendo realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Padre Leonel da Franca, localizada no bairro Geisel, periferia de João Pessoa-PB, no componente curricular Artes/Dança. Nessa atividade foram utilizados estímulos sonoros, táteis e visuais com o intuito de estimular reflexões acerca das questões ambientais e dos contextos sociais que envolvem os povos indígenas, fomentar a conexão com os elementos da natureza e incentivar a movência corporal dos estudantes. Desse modo, organizamos este estudo em diálogo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com as Leis de n° 9.795/1999, que discorre sobre a educação ambiental e n° 11.645/2008, que torna obrigatório o estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira na Educação Básica, e com as políticas e orientações educacionais do município de João Pessoa-PB. Posteriormente, a partir do relato da experiência realizada, destacamos os resultados obtidos com a prática pedagógica e suas repercussões no ambiente escolar. Por fim, consideramos esta experiência essencial para discutir os modos com que a dança pode ser desenvolvida na escola, fomentando, nesse caso, reflexões sobre o meio ambiente e os povos originários, e demonstrando sua importância para a formação de cidadãos conscientes, criativos, críticos e reflexivos diante do mundo que os circunda." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID21966_TB6654_10122023123413.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA LIMA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JULIANA" "autor_email" => "juliana.lima.silva@academ" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99705 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6654 "inscrito_id" => 21966 "titulo" => "PODE SENTIR!: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DE DANÇA NO ENSINO FUNDAMENTAL I" "resumo" => "Este trabalho se propõe a refletir sobre as repercussões dos processos de ensino-aprendizagem em Dança a partir da experiência sensorial “Pode Sentir!”. A vivência foi desenvolvida pelos discentes do curso de Licenciatura em Dança, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, da área de Dança (Pibid Dança), sendo realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Padre Leonel da Franca, localizada no bairro Geisel, periferia de João Pessoa-PB, no componente curricular Artes/Dança. Nessa atividade foram utilizados estímulos sonoros, táteis e visuais com o intuito de estimular reflexões acerca das questões ambientais e dos contextos sociais que envolvem os povos indígenas, fomentar a conexão com os elementos da natureza e incentivar a movência corporal dos estudantes. Desse modo, organizamos este estudo em diálogo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com as Leis de n° 9.795/1999, que discorre sobre a educação ambiental e n° 11.645/2008, que torna obrigatório o estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira na Educação Básica, e com as políticas e orientações educacionais do município de João Pessoa-PB. Posteriormente, a partir do relato da experiência realizada, destacamos os resultados obtidos com a prática pedagógica e suas repercussões no ambiente escolar. Por fim, consideramos esta experiência essencial para discutir os modos com que a dança pode ser desenvolvida na escola, fomentando, nesse caso, reflexões sobre o meio ambiente e os povos originários, e demonstrando sua importância para a formação de cidadãos conscientes, criativos, críticos e reflexivos diante do mundo que os circunda." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID21966_TB6654_10122023123413.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA LIMA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JULIANA" "autor_email" => "juliana.lima.silva@academ" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }