A necessidade de novas metodologias em sala de aula vêm ganhando proporção na contemporaneidade, ao chamar atenção no incentivo à criatividade e criticidade do discente em torno do processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, urge a necessidade dos docentes utilizarem mecanismos que busquem centralizar os alunos no processo de produção do conhecimento, deixando de lado o mero papel de ouvinte e receptor, passando a assumir o protagonismo da sua própria aprendizagem. Nesse sentido, o cinema se encaixa como uma poderosa ferramenta metodológica no campo da didática e principalmente quando aplicado ao ensino de educação ambiental, já que a mesma traz a aproximação e a reflexão da realidade de maneira descontraída trabalhando o imaginário social através de imagens em movimento. A vista disso, este trabalho visa por meio da metodologia de análise bibliográfica qualitativa, trazer o reconhecimento espacial, e a dualidade do capitalismo e do consumo na análise do filme “O Lorax em busca da trúfula perdida”, com o intuito de auxiliar o aluno a compreender os conteúdos ligados a conscientização ambiental e poluição. Com isso, a pesquisa demonstra a potencialidade do uso didático do cinema, para aplicação e demonstração lúdica da importância da preservação do meio ambiente sobre as representações de espaços e da dinâmica consumista,na ótica capitalista.