Para obter um bom desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de Biologia, é indispensável a utilização de ferramentas educacionais, sendo o livro didático um dos principais instrumentos auxiliares no contexto pedagógico, especialmente, em temas com bastante relevância, como a Citologia, que se caracteriza como uma base inicial para a compreensão da complexidade e funcionamento dos seres vivos. Sendo assim, pensando na importância do livro didático neste conteúdo, é notável a relevância de analisar e comparar como esse assunto era abordado nos livros didáticos utilizados antes da implementação do Novo Ensino Médio e no que está sendo usado atualmente. Logo, o objetivo geral do presente estudo é realizar uma análise comparativa do conteúdo de Citologia entre livros de Biologia e Ciências da Natureza referentes a coleção dos autores Amabis e Martho. Diante disso, o trabalho desenvolvido caracterizou-se como uma análise qualitativa documental, utilizando dois livros, um aprovado no PNLD 2018 e outro no PNLD 2021. Os livros foram comparados e analisados baseado nos seguintes critérios: contextualização, imagens, linguagem, abordagem do conteúdo, exercícios propostos, propostas de pesquisas e práticas, divisão do conteúdo e orientações ao professor. Após a análise e comparação dos livros, constatamos mudanças significativas entre os livros, em relação ao conteúdo de Citologia, no qual o livro do PNLD 2018 discute o conteúdo de forma mais abrangente, trazendo contextualizações e abordando os tópicos de forma detalhada, assim como as imagens, que contribuem para o ensino das células. No entanto, o livro aprovado pelo PNLD 2021, discute o assunto de forma fragmentada, deixando de apresentar tópicos importantes para a compreensão total do conteúdo, como a caracterização da parede celular, citoesqueleto e estrutura do DNA, assim como não apresentando imagens importantes, como a da célula procarionte.