Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANTES E DEPOIS DO NOVO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DO CONTEÚDO DE CITOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97909
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4348
    "inscrito_id" => 17990
    "titulo" => "ANTES E DEPOIS DO NOVO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DO CONTEÚDO DE CITOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS"
    "resumo" => "Para obter um bom desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de Biologia, é indispensável a utilização de ferramentas educacionais, sendo o livro didático um dos principais instrumentos auxiliares no contexto pedagógico, especialmente, em temas com bastante relevância, como a Citologia, que se caracteriza como uma base inicial para a compreensão da complexidade e funcionamento dos seres vivos. Sendo assim, pensando na importância do livro didático neste conteúdo, é notável a relevância de analisar e comparar como esse assunto era abordado nos livros didáticos utilizados antes da implementação do Novo Ensino Médio e no que está sendo usado atualmente. Logo, o objetivo geral do presente estudo é realizar uma análise comparativa do conteúdo de Citologia entre livros de Biologia e Ciências da Natureza referentes a coleção dos autores Amabis e Martho. Diante disso, o trabalho desenvolvido caracterizou-se como uma análise qualitativa documental, utilizando dois livros, um aprovado no PNLD 2018 e outro no PNLD 2021. Os livros foram comparados e analisados baseado nos seguintes critérios: contextualização, imagens, linguagem, abordagem do conteúdo, exercícios propostos, propostas de pesquisas e práticas, divisão do conteúdo e orientações ao professor. Após a análise e comparação dos livros, constatamos mudanças significativas entre os livros, em relação ao conteúdo de Citologia, no qual o livro do PNLD 2018 discute o conteúdo de forma mais abrangente, trazendo contextualizações e abordando os tópicos de forma detalhada, assim como as imagens, que contribuem para o ensino das células. No entanto, o livro aprovado pelo PNLD 2021, discute o assunto de forma fragmentada, deixando de apresentar tópicos importantes para a compreensão total do conteúdo, como a caracterização da parede celular, citoesqueleto e estrutura do DNA, assim como não apresentando imagens importantes, como a da célula procarionte."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17990_TB4348_15112023222938.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE CASTRO ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "ALINE"
    "autor_email" => "castroaline571@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA (UFDPAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97909
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4348
    "inscrito_id" => 17990
    "titulo" => "ANTES E DEPOIS DO NOVO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DO CONTEÚDO DE CITOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS"
    "resumo" => "Para obter um bom desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de Biologia, é indispensável a utilização de ferramentas educacionais, sendo o livro didático um dos principais instrumentos auxiliares no contexto pedagógico, especialmente, em temas com bastante relevância, como a Citologia, que se caracteriza como uma base inicial para a compreensão da complexidade e funcionamento dos seres vivos. Sendo assim, pensando na importância do livro didático neste conteúdo, é notável a relevância de analisar e comparar como esse assunto era abordado nos livros didáticos utilizados antes da implementação do Novo Ensino Médio e no que está sendo usado atualmente. Logo, o objetivo geral do presente estudo é realizar uma análise comparativa do conteúdo de Citologia entre livros de Biologia e Ciências da Natureza referentes a coleção dos autores Amabis e Martho. Diante disso, o trabalho desenvolvido caracterizou-se como uma análise qualitativa documental, utilizando dois livros, um aprovado no PNLD 2018 e outro no PNLD 2021. Os livros foram comparados e analisados baseado nos seguintes critérios: contextualização, imagens, linguagem, abordagem do conteúdo, exercícios propostos, propostas de pesquisas e práticas, divisão do conteúdo e orientações ao professor. Após a análise e comparação dos livros, constatamos mudanças significativas entre os livros, em relação ao conteúdo de Citologia, no qual o livro do PNLD 2018 discute o conteúdo de forma mais abrangente, trazendo contextualizações e abordando os tópicos de forma detalhada, assim como as imagens, que contribuem para o ensino das células. No entanto, o livro aprovado pelo PNLD 2021, discute o assunto de forma fragmentada, deixando de apresentar tópicos importantes para a compreensão total do conteúdo, como a caracterização da parede celular, citoesqueleto e estrutura do DNA, assim como não apresentando imagens importantes, como a da célula procarionte."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17990_TB4348_15112023222938.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE CASTRO ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "ALINE"
    "autor_email" => "castroaline571@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA (UFDPAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Para obter um bom desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de Biologia, é indispensável a utilização de ferramentas educacionais, sendo o livro didático um dos principais instrumentos auxiliares no contexto pedagógico, especialmente, em temas com bastante relevância, como a Citologia, que se caracteriza como uma base inicial para a compreensão da complexidade e funcionamento dos seres vivos. Sendo assim, pensando na importância do livro didático neste conteúdo, é notável a relevância de analisar e comparar como esse assunto era abordado nos livros didáticos utilizados antes da implementação do Novo Ensino Médio e no que está sendo usado atualmente. Logo, o objetivo geral do presente estudo é realizar uma análise comparativa do conteúdo de Citologia entre livros de Biologia e Ciências da Natureza referentes a coleção dos autores Amabis e Martho. Diante disso, o trabalho desenvolvido caracterizou-se como uma análise qualitativa documental, utilizando dois livros, um aprovado no PNLD 2018 e outro no PNLD 2021. Os livros foram comparados e analisados baseado nos seguintes critérios: contextualização, imagens, linguagem, abordagem do conteúdo, exercícios propostos, propostas de pesquisas e práticas, divisão do conteúdo e orientações ao professor. Após a análise e comparação dos livros, constatamos mudanças significativas entre os livros, em relação ao conteúdo de Citologia, no qual o livro do PNLD 2018 discute o conteúdo de forma mais abrangente, trazendo contextualizações e abordando os tópicos de forma detalhada, assim como as imagens, que contribuem para o ensino das células. No entanto, o livro aprovado pelo PNLD 2021, discute o assunto de forma fragmentada, deixando de apresentar tópicos importantes para a compreensão total do conteúdo, como a caracterização da parede celular, citoesqueleto e estrutura do DNA, assim como não apresentando imagens importantes, como a da célula procarionte.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.