ANTES E DEPOIS DO NOVO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DO CONTEÚDO DE CITOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97909 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4348 "inscrito_id" => 17990 "titulo" => "ANTES E DEPOIS DO NOVO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DO CONTEÚDO DE CITOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS" "resumo" => "Para obter um bom desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de Biologia, é indispensável a utilização de ferramentas educacionais, sendo o livro didático um dos principais instrumentos auxiliares no contexto pedagógico, especialmente, em temas com bastante relevância, como a Citologia, que se caracteriza como uma base inicial para a compreensão da complexidade e funcionamento dos seres vivos. Sendo assim, pensando na importância do livro didático neste conteúdo, é notável a relevância de analisar e comparar como esse assunto era abordado nos livros didáticos utilizados antes da implementação do Novo Ensino Médio e no que está sendo usado atualmente. Logo, o objetivo geral do presente estudo é realizar uma análise comparativa do conteúdo de Citologia entre livros de Biologia e Ciências da Natureza referentes a coleção dos autores Amabis e Martho. Diante disso, o trabalho desenvolvido caracterizou-se como uma análise qualitativa documental, utilizando dois livros, um aprovado no PNLD 2018 e outro no PNLD 2021. Os livros foram comparados e analisados baseado nos seguintes critérios: contextualização, imagens, linguagem, abordagem do conteúdo, exercícios propostos, propostas de pesquisas e práticas, divisão do conteúdo e orientações ao professor. Após a análise e comparação dos livros, constatamos mudanças significativas entre os livros, em relação ao conteúdo de Citologia, no qual o livro do PNLD 2018 discute o conteúdo de forma mais abrangente, trazendo contextualizações e abordando os tópicos de forma detalhada, assim como as imagens, que contribuem para o ensino das células. No entanto, o livro aprovado pelo PNLD 2021, discute o assunto de forma fragmentada, deixando de apresentar tópicos importantes para a compreensão total do conteúdo, como a caracterização da parede celular, citoesqueleto e estrutura do DNA, assim como não apresentando imagens importantes, como a da célula procarionte." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17990_TB4348_15112023222938.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE CASTRO ROCHA" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "castroaline571@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA (UFDPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97909 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4348 "inscrito_id" => 17990 "titulo" => "ANTES E DEPOIS DO NOVO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DO CONTEÚDO DE CITOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS" "resumo" => "Para obter um bom desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de Biologia, é indispensável a utilização de ferramentas educacionais, sendo o livro didático um dos principais instrumentos auxiliares no contexto pedagógico, especialmente, em temas com bastante relevância, como a Citologia, que se caracteriza como uma base inicial para a compreensão da complexidade e funcionamento dos seres vivos. Sendo assim, pensando na importância do livro didático neste conteúdo, é notável a relevância de analisar e comparar como esse assunto era abordado nos livros didáticos utilizados antes da implementação do Novo Ensino Médio e no que está sendo usado atualmente. Logo, o objetivo geral do presente estudo é realizar uma análise comparativa do conteúdo de Citologia entre livros de Biologia e Ciências da Natureza referentes a coleção dos autores Amabis e Martho. Diante disso, o trabalho desenvolvido caracterizou-se como uma análise qualitativa documental, utilizando dois livros, um aprovado no PNLD 2018 e outro no PNLD 2021. Os livros foram comparados e analisados baseado nos seguintes critérios: contextualização, imagens, linguagem, abordagem do conteúdo, exercícios propostos, propostas de pesquisas e práticas, divisão do conteúdo e orientações ao professor. Após a análise e comparação dos livros, constatamos mudanças significativas entre os livros, em relação ao conteúdo de Citologia, no qual o livro do PNLD 2018 discute o conteúdo de forma mais abrangente, trazendo contextualizações e abordando os tópicos de forma detalhada, assim como as imagens, que contribuem para o ensino das células. No entanto, o livro aprovado pelo PNLD 2021, discute o assunto de forma fragmentada, deixando de apresentar tópicos importantes para a compreensão total do conteúdo, como a caracterização da parede celular, citoesqueleto e estrutura do DNA, assim como não apresentando imagens importantes, como a da célula procarionte." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17990_TB4348_15112023222938.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE CASTRO ROCHA" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "castroaline571@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA (UFDPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }