Este estudo foi realizado em 2020 e possui como objetivo avaliar a eficácia da aplicação de ferramentas digitais para o ensino de Ótica às pessoas daltônicas, a fim de favorecer a aprendizagem significativa desenvolvida do David Ausubel. O experimento foi realizado com 10 alunos do município de Lábrea – AM, que apresentavam diferentes graus de daltonismo diagnosticado através do teste de Ishihara. Os alunos foram divididos em dois grupos: o grupo de controle, que recebeu o ensino tradicional de Ótica, e o grupo experimental, que utilizou ferramentas digitais disponibilizada pela ColorAdd para a aprendizagem. O grupo experimental teve acesso aos organizadores prévios como: um simulador digital, material impresso com representação das cores em símbolos, que permitia a manipulação de cores e configurações, e a um jogo educacional, que tornava o aprendizado mais interativo. Os resultados mostraram que o grupo experimental apresentou uma melhoria significativa no desempenho em relação ao grupo de controle. Os alunos que utilizaram as ferramentas digitais demonstraram um melhor entendimento dos conceitos de Ótica e uma maior capacidade de aplicá-los em diferentes situações. Além disso, os alunos daltônicos que utilizaram as ferramentas digitais relataram que a experiência tornou o aprendizado mais fácil e interessante. As ferramentas digitais também permitiram que os alunos pudessem explorar as cores de maneira mais detalhada, o que facilitou a compreensão dos conceitos. Portanto, a aplicação de ferramentas digitais no ensino de Ótica às pessoas daltônicas pode ser uma estratégia eficaz para favorecer a aprendizagem significativa. Essas ferramentas permitem que os alunos possam explorar e entender conceitos abstratos de forma mais clara e interativa, promovendo uma maior inclusão e acessibilidade.