O presente artigo apresenta uma proposta para a promoção da leitura da obra Maria Roupa de Palha em sala, relacionando-a com o Clássico Cinderela dos Irmãos Grimm, apresentando a importância da prática leitura para a vivência dos alunos do ensino médio como fonte de aprendizagem e o ensino de literatura. Discorrendo também a análise das obras, bem como informações dos escritores destas obras. A proposta metodológica é o Método Recepcional de Aguiar e Bordini (1993). Nosso objetivo é apresentar o clássico Cinderela, dos Irmãos Grimm, como também a peça Maria Roupa de Palha. A produção da proposta foi possível através da elaboração de uma sequência didática, de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), metodologia esta que estabelece e organiza um encadeamento de atividades a serem desenvolvidas pelo docente em sala de aula em interação com o discente. O procedimento presente na sequência didática visa proporcionar a prática da leitura literária do texto dramático, no Ensino Médio, por meio do Método Recepcional. A proposta deste trabalho foi pautada nos estudos de teóricos de Batista (2019), Cardoso e Lagher (2013), Formiga (2009), entre outros autores. Assim, esperamos que este estudo possibilite apresentar uma leitura literária mais dinâmica e participativa na sala de aula e proporcionar o letramento literário.