Nos últimos tempos, tem sido lugar comum, nas discussões sobre o ensino da gramática, encontrarmos apontamentos sobre a necessidade de um ensino contextualizado, especialmente na educação básica. No entanto, apesar de notáveis avanços nas diretrizes de importantes documentos que norteiam a educação brasileira — os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a saber — ainda há muito a ser feito, principalmente no que diz respeito à práxis, isto é, ao desenvolvimento destes apontamentos na sala de aula. Isto posto, o presente escopo deste estudo é objetiva desenvolver práticas de análise linguística, contextualizando o ensino da gramática a partir do uso da literatura, especificamente a partir do estudo do gênero conto, sob a luz do que propõe Bezerra (2020): partindo do gênero textual para chegarmos às unidades linguísticas, considerando a língua como ação entre os seus usuários (interação). Para tanto, utilizaremos uma aula do Programa de Residência Pedagógica da Capes, em uma escola do campo, no 2° ano do ensino médio, onde atuamos como Residentes. A aula será planejada para ser um modelo na elaboração das próximas aulas da Sequência Didática (SD) a serem aplicadas nesta turma, tendo como arcabouço teórico os estudos de Maria Auxiliadora Bezerra, Afrânio Coutinho e Carlos Franchi, bem como os documentos supracitados. A partir da revisão bibliográfica destes textos, será elaborado um plano de aula que, por conseguinte, será aplicado, culminando na seção de resultados e discussões que integrará este artigo. Buscamos, a partir disso, entender de que modo, na prática, o uso dos gêneros textuais viabilizam um ensino de gramática contextualizado.