ENSINO CONTEXTUALIZADO DA GRAMÁTICA POR MEIO DA LITERATURA: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95962 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1722 "inscrito_id" => 1362 "titulo" => "ENSINO CONTEXTUALIZADO DA GRAMÁTICA POR MEIO DA LITERATURA: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA." "resumo" => "Nos últimos tempos, tem sido lugar comum, nas discussões sobre o ensino da gramática, encontrarmos apontamentos sobre a necessidade de um ensino contextualizado, especialmente na educação básica. No entanto, apesar de notáveis avanços nas diretrizes de importantes documentos que norteiam a educação brasileira — os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a saber — ainda há muito a ser feito, principalmente no que diz respeito à práxis, isto é, ao desenvolvimento destes apontamentos na sala de aula. Isto posto, o presente escopo deste estudo é objetiva desenvolver práticas de análise linguística, contextualizando o ensino da gramática a partir do uso da literatura, especificamente a partir do estudo do gênero conto, sob a luz do que propõe Bezerra (2020): partindo do gênero textual para chegarmos às unidades linguísticas, considerando a língua como ação entre os seus usuários (interação). Para tanto, utilizaremos uma aula do Programa de Residência Pedagógica da Capes, em uma escola do campo, no 2° ano do ensino médio, onde atuamos como Residentes. A aula será planejada para ser um modelo na elaboração das próximas aulas da Sequência Didática (SD) a serem aplicadas nesta turma, tendo como arcabouço teórico os estudos de Maria Auxiliadora Bezerra, Afrânio Coutinho e Carlos Franchi, bem como os documentos supracitados. A partir da revisão bibliográfica destes textos, será elaborado um plano de aula que, por conseguinte, será aplicado, culminando na seção de resultados e discussões que integrará este artigo. Buscamos, a partir disso, entender de que modo, na prática, o uso dos gêneros textuais viabilizam um ensino de gramática contextualizado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID1362_TB1722_20112023154113.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSICA KELLY DOS SANTOS HERMINIO" "autor_nome_curto" => "JESSICA HERMINI" "autor_email" => "kelly.jessica184@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95962 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1722 "inscrito_id" => 1362 "titulo" => "ENSINO CONTEXTUALIZADO DA GRAMÁTICA POR MEIO DA LITERATURA: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA." "resumo" => "Nos últimos tempos, tem sido lugar comum, nas discussões sobre o ensino da gramática, encontrarmos apontamentos sobre a necessidade de um ensino contextualizado, especialmente na educação básica. No entanto, apesar de notáveis avanços nas diretrizes de importantes documentos que norteiam a educação brasileira — os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a saber — ainda há muito a ser feito, principalmente no que diz respeito à práxis, isto é, ao desenvolvimento destes apontamentos na sala de aula. Isto posto, o presente escopo deste estudo é objetiva desenvolver práticas de análise linguística, contextualizando o ensino da gramática a partir do uso da literatura, especificamente a partir do estudo do gênero conto, sob a luz do que propõe Bezerra (2020): partindo do gênero textual para chegarmos às unidades linguísticas, considerando a língua como ação entre os seus usuários (interação). Para tanto, utilizaremos uma aula do Programa de Residência Pedagógica da Capes, em uma escola do campo, no 2° ano do ensino médio, onde atuamos como Residentes. A aula será planejada para ser um modelo na elaboração das próximas aulas da Sequência Didática (SD) a serem aplicadas nesta turma, tendo como arcabouço teórico os estudos de Maria Auxiliadora Bezerra, Afrânio Coutinho e Carlos Franchi, bem como os documentos supracitados. A partir da revisão bibliográfica destes textos, será elaborado um plano de aula que, por conseguinte, será aplicado, culminando na seção de resultados e discussões que integrará este artigo. Buscamos, a partir disso, entender de que modo, na prática, o uso dos gêneros textuais viabilizam um ensino de gramática contextualizado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID1362_TB1722_20112023154113.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSICA KELLY DOS SANTOS HERMINIO" "autor_nome_curto" => "JESSICA HERMINI" "autor_email" => "kelly.jessica184@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }