Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REPRESENTAÇÕES NA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE DE PROFESSORAS NA INFÂNCIA.

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Os estudos que contemplam a identidade profissional docente apontam a importância de pensar a forma como ocorre a socialização profissional docente no contexto das mudanças sociais, por ser complexa, dinâmica, constituída por concepções, representações, multifacetada e instável, conforme (Silva, 2013; Silva, 2015; Pryjma, 2016, Souza, 2022; Rodrigues & Mogarro, 2020). A docência das professoras mulheres enquanto ocupação atravessada por gênero (Apple, 1999) sofre com desigualdades que afeta o desenvolvimento profissional, reflete na construção da profissionalização, no status social, tensionando as relações e acabam sendo as primeiras vítimas do derrube da democracia. (Hargreaves, 2003; Freire, 1997). Na Infância, á docência tem constituído a identidade profissional docente em interface com as representações sociais da profissão, mas reconhece que no trabalho com crianças pequenas, exige um saber profissional, conhecimentos científicos e conhecimentos de natureza metodológica que se adquiri nos processos formativos sistemáticos. (Silva, 2013). Na busca de tomada de decisões mais crítica, as docentes, resistem, exercendo um ativismo como fundante em tempos atuais para a docência, construindo práticas mais respeitosas com a diversidade. (Sacks, 2000) A investigação problematiza como as relações de gênero (Harding;1993; Butler,1993; Scott,1995; Louro, 2009), refletem na docência de mulheres, definindo uma identidade docente (Nóvoa, 1986; Day, 2006) em que as representações orientam comportamentos socialmente aceite. (Chartier, 2002; Abric; 2001). Com o estudo pretendemos identificar e refletir as seguintes questões que figuram como objetivos: Como as representações sociais moldam a identidade profissional das professoras? Quais as diferenças nas representações sociais de mulheres em diferentes espaços e temporalidades exercido na docência? È realizada no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, abordagem qualitativa, método da Entrevista Narrativa Biográfica, com professoras na Educação do Brasil e Portugal em diferentes etapas e ciclos de carreira (Nóvoa; 2000; Pineau, 2011; Josso, 2020). Análise dos dados:Análise de Conteúdo. (Bauer, 2002; Amado, 2014).

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