A robótica vêm ganhando espaço como uma ferramenta educacional importante no ensino médio. Com os avanços da ciência e tecnologia, a sociedade vem se transformando e descobrindo novas vivências e experiências para desenvolver competências essenciais para se comunicar, colaborar, negociar, socializar e resolver problemas cotidianos. O projeto desenvolvido busca incorporar a robótica no ensino médio através de uma disciplina da parte diversificada do currículo, denominada de eletiva. As aulas de eletiva são planejadas semestralmente com duas aulas de 50 minutos de duração cada, onde, os estudantes de toda a escola escolhem dentre várias propostas a que mais se identifica para participar e desenvolver suas habilidades e competências de acordo com os documentos oficiais da educação. A eletiva desenvolvida teve a participação de 38 estudantes das diversas séries do ensino médio, mediada pelo professor titular da disciplina e os estudantes que fazem parte da residência pedagógica de licenciatura em Química. Foi percebido que no decorrer das aulas eletivas os alunos desenvolveram habilidades em programação, manuseio na construção dos kits, aumento da autoconfiança e despertou o interesse por carreiras relacionadas a ciência e tecnologia. A exposição dos projetos construídos durante a eletiva foram apresentadas em um evento denominado de culminância das eletivas, onde, os estudantes mostraram o que foi desenvolvido e seus produtos. Assim, a robótica no ensino médio, oferece uma abordagem inovadora e eficaz para o ensino, capacitando os estudantes para se tornarem sujeitos ativos e criativos na sociedade, preparando-os para os desafios cotidianos.