O estudo abordado tem como objetivo discutir e evidenciar como a história da matemática pode potencializar o ensino e a aprendizagem de matemática, especialmente quando se trata de assuntos mais abstratos, como os Logaritmos Neperianos. Os logaritmos foram inicialmente desenvolvidos por John Napier no século XVII e, ao longo dos anos, foram aperfeiçoados por outros matemáticos. A criação dos logaritmos teve início com o método chamado “Ossos” ou “Barra” de Napier, onde este consistia em um dispositivo manual para cálculos precisos de divisão e multiplicação de números com muitos algarismos. Assim, sua maior finalidade era simplificar cálculos exaustivos realizados por comerciantes e marinheiros para estimar os seus mantimentos e materiais em longas viagens marítimas. Desta forma, no contexto educacional de matemática, vamos apresentar aos estudantes uma definição de logaritmo não apenas teórica, mas também contextualizada com a sua história e sua aplicação no dia a dia, através do uso de suas diversas propriedades tanto na forma atual e, principalmente, na maneira que era usada na sua origem com as Barras de Napier. Em virtude disso, buscamos oferecer aos alunos uma abordagem diferente daquela que se limita a lista de exercícios sem conexão com a contextualização da história dos logaritmos. Portanto, este estudo aborda o uso dos logaritmos além do livro didático, de forma que o estudante possa compreender e aplicar as suas propriedades em contextos de seu cotidiano, tornando, assim, a aprendizagem desse conteúdo atraente e significativa para os estudantes.