A dança criativa no ambiente escolar é uma prática que vem ganhando espaço na atualidade, graças aos seus diversos benefícios para a formação do aluno. O desenvolvimento da personalidade integral da criança, a capacidade de raciocínio, a aquisição de valores e hábitos de responsabilidade e cooperação, o estímulo da criatividade, a percepção espacial, temporal e corporal, além da contribuição na educação emocional dos alunos são alguns desses benefícios. A ressignificação do processo de ensino aprendizagem, por meio da dança criativa, tem sido estudada por diversos autores, como Rudolf Laban e Isabel Marques. A presente pesquisa tem como objetivo realizar uma análise comparativa sobre práticas pedagógicas e didáticas da dança no ensino fundamental em espaços formais, considerando sua capacidade como uma potência interdisciplinar de significativa relevância para a própria área de conhecimento. Essa pesquisa é uma revisão de literatura sistemática tendo como dados analisados artigos científicos publicados nas bases de dados Scielo e Capes entre o ano de 2016 a 2022, com as seguintes palavras-chave: “dança criativa”, “educação”, “ensino fundamental”, “didática” e “dança”. Contatou-se que ainda há no ambiente escolar o pensamento enraizado de que a dança é somente um momento lúdico, sem força de currículo e não uma manifestação artística humana comum a todas as culturas em todos os tempos. Desse modo, observa-se a importância da presente pesquisa para reforçar o papel enaltecedor cultural-educacional-evolutivo da dança no cotidiano escolar do ensino fundamental.