A presente pesquisa foi realizada dentro da disciplina “Tópicos Especiais em Práticas Educativas II: Imagem e Pesquisa em Educação II” de caráter optativa, cursada no Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Consiste numa reflexão acerca das imagens visuais como recurso metodológico dentro da educação, com o intuito de compreender como alguns autores pensam as imagens visuais dentro dos processos metodológicos, bem como ressaltar quais as possíveis contribuições do uso das imagens no processo de aprendizagem. Para isso, será realizado um estudo bibliográfico, de cunho qualitativo, reunindo autores que estudam as imagens visuais, aliando a autores do campo da educação. Este é um estudo que busca, não uma maneira de ensinar a utilizar as imagens visuais como metodologia, mas sim analisar as possibilidades de aplicações dos métodos visuais dentro das escolas, e suas limitações. Ou seja, analisar seus principais significados, os seus maiores aproveitamentos, como também os riscos à formação escolar. Então, por que focar nas imagens visuais? São consideradas uma forma segura? Quais são as possibilidades de usar estes métodos? Esses são questionamentos que impulsionam o estudo dentro da temática, e gera reflexões/problematizações indispensável na relação entre a cultura visual e a educação na contemporaneidade.