Este artigo tem por objetivo investigar como ocorrem os processos de alfabetização e letramento nos âmbitos não escolares e de que forma é possibilitado às crianças enfermas a socialização deles com o mundo ao seu redor. Para tanto, essa pesquisa será de abordagem qualitativa do tipo descritiva e exploratória, baseando-se em análises documentais de artigos e teses publicados nessa mesma temática. Utilizando como ponto de partida os conceitos de Magda Soares e Emília Ferreiro sobre alfabetização e letramento e Maria Emília Alves Carneiro e Luciane Madeira Motta Tavares sobre a importância do pedagogo hospitalar. Destacamos a importância da atuação e reconhecimento do papel do pedagogo no ambiente hospitalar para humanização da saúde e para a construção de um ambiente de ensino e aprendizagem nesse contexto. É preciso que a criança hospitalizada não pare de vivenciar experiências educativas e interações importantes para seu desenvolvimento socioemocional. Considerando que continuar incentivando as crianças a conectar-se com a sociedade através dos processos de alfabetização e letramento é de suma importância, pois, assim elas retornaram (quando possível) para as escolas de maneira mais natural.