Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PEDAGOGIA HOSPITALAR NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM ESTUDO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL DAS CRIANÇAS HOSPITALIZADAS.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96349
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2228
    "inscrito_id" => 14053
    "titulo" => "A PEDAGOGIA HOSPITALAR NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM ESTUDO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL DAS CRIANÇAS HOSPITALIZADAS."
    "resumo" => "Este artigo tem por objetivo investigar como ocorrem os processos de alfabetização e letramento nos âmbitos não escolares e de que forma é possibilitado às crianças enfermas a socialização deles com o mundo ao seu redor. Para tanto, essa pesquisa será de abordagem qualitativa do tipo descritiva e exploratória, baseando-se em análises documentais de artigos e teses publicados nessa mesma temática. Utilizando como ponto de partida os conceitos de Magda Soares e Emília Ferreiro sobre alfabetização e letramento e Maria Emília Alves Carneiro e Luciane Madeira Motta Tavares sobre a importância do pedagogo hospitalar. Destacamos a importância da atuação e reconhecimento do papel do pedagogo no ambiente hospitalar para humanização da saúde e para a construção de um ambiente de ensino e aprendizagem nesse contexto. É preciso que a criança hospitalizada não pare de vivenciar experiências educativas e interações importantes para seu desenvolvimento socioemocional. Considerando que continuar incentivando as crianças a conectar-se com a sociedade através dos processos de alfabetização e letramento é de suma importância, pois, assim elas retornaram (quando possível) para as escolas de maneira mais natural."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14053_TB2228_13112023175213.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYARA GABRIELE"
    "autor_nome_curto" => "Mayara Gabriele"
    "autor_email" => "eumayy3@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96349
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2228
    "inscrito_id" => 14053
    "titulo" => "A PEDAGOGIA HOSPITALAR NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM ESTUDO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL DAS CRIANÇAS HOSPITALIZADAS."
    "resumo" => "Este artigo tem por objetivo investigar como ocorrem os processos de alfabetização e letramento nos âmbitos não escolares e de que forma é possibilitado às crianças enfermas a socialização deles com o mundo ao seu redor. Para tanto, essa pesquisa será de abordagem qualitativa do tipo descritiva e exploratória, baseando-se em análises documentais de artigos e teses publicados nessa mesma temática. Utilizando como ponto de partida os conceitos de Magda Soares e Emília Ferreiro sobre alfabetização e letramento e Maria Emília Alves Carneiro e Luciane Madeira Motta Tavares sobre a importância do pedagogo hospitalar. Destacamos a importância da atuação e reconhecimento do papel do pedagogo no ambiente hospitalar para humanização da saúde e para a construção de um ambiente de ensino e aprendizagem nesse contexto. É preciso que a criança hospitalizada não pare de vivenciar experiências educativas e interações importantes para seu desenvolvimento socioemocional. Considerando que continuar incentivando as crianças a conectar-se com a sociedade através dos processos de alfabetização e letramento é de suma importância, pois, assim elas retornaram (quando possível) para as escolas de maneira mais natural."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14053_TB2228_13112023175213.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYARA GABRIELE"
    "autor_nome_curto" => "Mayara Gabriele"
    "autor_email" => "eumayy3@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar como ocorrem os processos de alfabetização e letramento nos âmbitos não escolares e de que forma é possibilitado às crianças enfermas a socialização deles com o mundo ao seu redor. Para tanto, essa pesquisa será de abordagem qualitativa do tipo descritiva e exploratória, baseando-se em análises documentais de artigos e teses publicados nessa mesma temática. Utilizando como ponto de partida os conceitos de Magda Soares e Emília Ferreiro sobre alfabetização e letramento e Maria Emília Alves Carneiro e Luciane Madeira Motta Tavares sobre a importância do pedagogo hospitalar. Destacamos a importância da atuação e reconhecimento do papel do pedagogo no ambiente hospitalar para humanização da saúde e para a construção de um ambiente de ensino e aprendizagem nesse contexto. É preciso que a criança hospitalizada não pare de vivenciar experiências educativas e interações importantes para seu desenvolvimento socioemocional. Considerando que continuar incentivando as crianças a conectar-se com a sociedade através dos processos de alfabetização e letramento é de suma importância, pois, assim elas retornaram (quando possível) para as escolas de maneira mais natural.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.